Mercado de transferências
31 janeiro 2024 às 23h09
Leitura: 8 min

Benfica com recorde de compras num dos piores invernos em vendas

No último dia de mercado de janeiro, os três principais clubes garantiram os reforços que já estavam anunciados, mas não conseguiram encaixar mais de 26 milhões de euros... pior só em 2021, quando receberam apenas 4,5M€ com vendas. FC Porto fica a zero pela quarta vez em cinco anos, mas gastou mais que o Sporting.

O Benfica foi o principal animador da janela de inverno do mercado de transferências, afinal foi o clube que mais comprou e mais vendeu na I Liga, tendo investido 27 milhões em reforços, recebendo quase o mesmo em transferências de alguns dos seus jogadores: cerca de 26 milhões de euros. Aliás, neste capítulo, Sporting e FC Porto não fizeram qualquer encaixe financeiro com a transação de atletas, embora só esta quinta-feira fechem alguns dos principais mercados europeus, nomeadamente o inglês, espanhol, italiano, alemão e francês.

Feitas as contas, este é o segundo pior inverno ao nível das vendas desde 2020, apenas ultrapassado pelo mercado de janeiro de 2021, quando os três principais clubes portugueses encaixaram apenas 4,5 milhões de euros. Aliás, esta é a primeira vez em cinco anos que o Sporting não tem receita extraordinária neste período, afinal apenas transacionou jogadores por empréstimo, o mesmo acontecendo com o FC Porto, algo que no Dragão se registou em quatro dos últimos cinco anos. A exceção foi mesmo em 2022, quando a venda do colombiano Luís Díaz para o Liverpool por 47  milhões de euros, permitiu aos dragões irem ao mercado para contratar Galeno ao Sp. Braga por 9,1 milhões de euros. 

É bom lembrar que nos últimos cinco anos, em três verificaram-se grandes vendas, além de Diaz, em 2020 o Sporting vendeu Bruno Fernandes ao Manchester United por 65 milhões de euros, enquanto em 2023 foi a vez de o Benfica transferir o argentino Enzo Fernández para o Chelsea por 121 milhões de euros.

No que diz respeito a contratações, o FC Porto investiu neste inverno 12 milhões de euros em Otávio Ataíde, o que significa que é o valor mais alto dos últimos cinco anos. Os dragões ficaram desta vez à frente do Sporting, que apenas investiu 4,75 milhões de euros, o valor mais baixo dos últimos cinco anos, durante os quais chegou a pagar 16 milhões de euros, em 2021, ao Sp. Braga para contratar o avançado Paulinho.

FC Porto ganha luta por Otávio Ataíde

Após várias horas de indefinição, o FC Porto alcançou esta quarta-feira à noite o acordo com o Famalicão para a transferência do defesa-central Otávio Ataíde por 12 milhões de euros por 80% dos direitos desportivos do jogador brasileiro de 21 anos, que assim preenche uma lacuna em aberto no plantel de Sérgio Conceição.

Até à hora do fecho desta edição, o negócio ainda não era oficial, mas os obstáculos que separavam os dois clubes, relacionadas com as garantias bancárias, foram ultrapassadas.

Koindredi assinou com o Sporting até 2028

Koba Koindredi é o reforço mais caro do Sporting desta janela de inverno, pelo qual pagou 4 milhões de euros. O médio francês, que na primeira metade da época representou o Estoril por empréstimo do Valência, assinou contrato válido até 30 de junho de 2028, tendo ficado com uma cláusula de rescisão no valor de 60 milhões de euros.

O futebolista de 22 anos, que nasceu no Djibuti, disse ser “um orgulho, um prazer e uma felicidade enorme” chegar a “um clube grande” como o Sporting, afinal um dos seus objetivos de carreira era  “jogar em diferentes competições, nomeadamente nas europeias, e lutar por títulos”, algo que o número 80 dos leões diz ser agora possível em Alvalade.

Koindredi assumiu ainda que tomou a decisão de representar o Sporting, porque é um clube que “aposta nos jovens”, razão pela qual prometeu que irá “trabalhar para dar o melhor e ajudar o clube a ganhar títulos”.

Em Alvalade, o último dia de mercado foi ainda aproveitado para anunciar a renovação de contrato com o avançado Rodrigo Ribeiro, de 18 anos, que fica agora ligado aos leões até 2028 e uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros. No entanto, o jogador seguiu depois para Inglaterra, onde irá representar o Nottingham Forest, treinado por Nuno Espírito Santo, por empréstimo até final da época. No entanto, o clube da Premier League fica com opção de compra do jogador no valore de 13 milhões de euros.

Benfica: Prestianni com cláusula de 100 M€

O Benfica teve, finalmente, luz verde para anunciar a contratação de Gianluca Prestianni, extremo argentino que fez 18 anos esta quarta-feira, idade mínima para que pudesse ser transferido para outro país, de acordo com os regulamentos da FIFA. O novo número 25 dos encarnados assinou contrato válido até 2029, tendo sido contratado ao Velez Sarsfield por 9 milhões de euros, mais 2 milhões se forem concretizados objetivos acordados pelos dois clubes.

Prestianni, que na última semana já trabalhou às ordens de Roger Schmidt, disse que os seus objetivos passam por adaptar-se “ao grupo” e “ao estilo de jogo” e, depois, “ganhar bastantes títulos” de águia ao peito, revelando ser “um jogador que gosta de encarar o adversário, ir no um contra um, assistir os colegas de equipa e fazer golos”.

Entretanto, o adeus de Peter Musa à Luz ainda não era oficial à hora do fecho desta edição, no entanto o acordo com o FC Dallas estava alinhavado e contemplava o pagamento de 10 milhões de euros por parte do emblema da MLS, que poderá ter de pagar mais 3 milhões no caso de serem atingidos certos objetivos.

Regresso de históricos

O mercado de inverno ficou ainda marcado pelo regresso à I Liga de dois internacionais portugueses. Adrien Silva, Campeão Europeu em 2016, assinou contrato com o Rio Ave válido até ao final da época. O médio de 34 anos chega a Vila do Conde a custo zero, depois de ter terminado o contrato com o Al-Wahda, dos Emiratos Árabes Unidos.

O outro regresso é o do avançado Nélson Oliveira, que aos 32 anos assinou contrato com o V. Guimarães válido até junho de 2025. Os vimaranenses garantiram este reforço a custo zero, depois de o jogador formado no Benfica ter chegado a acordo com os turcos do Konyas, por para terminar a ligação.

Destaque ainda para o Sporting de Braga que garantiu junto do Paris Saint-Germain o empréstimo do médio Cher Ndour, de 19 anos, que está assim de regresso a Portugal depois de no final da época passada ter deixado o Benfica a custo zero, depois de se ter recusado a renovar contrato. Os bracarenses ainda emprestaram André Horta aos gregos do Olympiacos, libertaram André Castro a custo zero para o Moreirense e encaixaram 500 mil euros com a transferência de Lucas Mineiro para os brasileiros do Cuiabá.

carlos.nogueira@dn.pt