São 578 milhões de euros para 16 novos comboios. A CP está a ultimar a encomenda para apostar na nova rede de alta velocidade em Portugal e competir com a concorrência doméstica e internacional. Na Cimeira Ferroviária Nacional, no Entroncamento, o Governo pediu foco na execução dos investimentos na ferrovia.
“A CP tem de estar no projeto da alta velocidade”, salientou o presidente da companhia ferroviária, Pedro Moreira. O anterior Governo previa que o concurso fosse lançado nos primeiros três meses deste ano. Agora, o calendário aponta mais para o final de 2024. Falta ainda, por exemplo, a contratação de serviços jurídicos externos para garantir que não se repetem os problemas com os dois anteriores concursos de encomenda de material circulante, que foram contestados pelos concorrentes derrotados.
Também diferente é o financiamento para a compra destes comboios: como a alta velocidade será um serviço comercial, sujeito à concorrência, não pode contar com o financiamento do Estado. A manutenção dos comboios será feita nas oficinas da CP.
Espera-se que a partir de 2030 haja comboios de alta velocidade entre Porto e Soure, permitindo que a viagem ferroviária entre Porto e Lisboa demore duas horas, praticamente uma hora a menos do que atualmente, pela Linha do Norte. A construção do troço entre Porto e Soure vai começar entre o final de 2026 e o início de 2027, adiantou o vice-presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), Carlos Fernandes.
Também no ano de 2027 deverá ser lançado o concurso para a construção da terceira ponte sobre o Tejo (Chelas-Barreiro) e do troço entre o Poceirão e Évora, para a ligação entre Lisboa e Madrid em cerca de três horas e 30 minutos, um terço do tempo atual. Resta saber se haverá uma parceria público-privada (PPP) só para a nova ponte ou se num só processo estarão reunidas a nova travessia e a ligação Poceirão-Évora. Entre Évora e Elvas, a construção do troço apenas estará concluída no final deste ano, para ser posta a funcionar daqui a um ano, após testes e certificação, detalhou Carlos Fernandes.