A atriz, cantora e dançarina norte-americana Teri Garr morreu esta terça-feira, aos 79 anos, informou o seu agente Marc Gurvitz. Nomeada para um Óscar pelo filme "Tootsie” ("Quando ele era ela", no titulo em português) a atriz morreu em Los Angeles, após uma longa batalha contra a esclerose múltipla, acrescentou Gurvitz em declarações à CNN.
Participou em dezenas de programas de TV e filmes dos anos 1970, 1980 e 1990, tendo revelado, em 2002, que tinha sido diagnosticada, em 1999, com esclerose múltipla. Em 2006, a atriz sofreu um aneurisma cerebral.
Teri Garr morreu na consequência de complicações relacionadas com a esclerose múltipla, doença sobre a qual falou pela primeira vez em entrevista à CNN, tendo recordado o momento do diagnóstico. "Acho que toda a gente fica assustada quando ouve algo assim”, disse Teri Garr, na altura.
A atriz que começou a carreira como dançarina, como recorda a revista Vanity Fair, deu nas vistas como Inga, a assistente de Young Frankenstein, de Mel Brooks (1974), o primeiro filme de grande êxito de Garr.
Ganhou fama pelos papéis cómicos, tendo participado em vários projetos na televisão, como Star Trek e That Girl. Durante a década de 70, a atriz apareceu em vários episódios de programas de comédia, como The Sonny and Cher Comedy Hour, The New Dick Van Dyke Show, The Odd Couple e The Bob Newhart Show, entre outras, salienta a CNN.
Foi, no entanto, com a interpretação da personagem Sandy Lester no filme de Sidney Pollack, Tootsie (1982), protagonizado por Dustin Hoffman, que a atriz foi nomeada para um Óscar de Melhor Atriz Secundária.
Ainda no cinema, além de Young Frankenstein, Garr integrou também os elencos de Encontros Imediatos do Terceiro Grau (1977), de Steven Spielberg, Do fundo do coração (1981), de Francis Ford Coppola, e Mr. Mom (1983), de Stan Dragoti.
Filha de um artista da Broadway e de uma Rockette, a atriz estudou dança, tendo começado a fazer castings após concluir o ensino secundário, em Los Angeles.
Desempenhou os primeiros papéis em pequenas participações a cantar e a dançar em filmes protagonizados por Elvis Presley e Shirley Maclaine, antes de entrar, no final dos anos 1960, em várias produções televisivas.
Destaque ainda para uma pequena participação na série de comédia Friends, enquanto mãe da personagem Phoebe Buffay, papel interpretado por Lisa Kudrow.
Numa entrevista dada em 2008 e recuperada pelo jornal The Guardian, Teri Garr lamentava a escassez de papéis para ela: "Se aparece uma mulher que é esperta, com graça ou subtil, as pessoas ficam com medo e não escrevem [para elas]".
Depois de diagnosticada, Teri Garr tornou-se embaixadora da Sociedade Nacional de Esclerose Múltipla, nos Estados Unidos.
Entre as sequências-chave no cinema conta-se o seu monólogo em Tootsie, quando, como Sandy Lester, descobre ser a namorada enganada por Michael Dorsey, a personagem desempenhada por Dustin Hoffman, acabando por roubar a cena ao ator.
Com Lusa