O bom gigante do judo francês, Teddy Riner, (+100 kg) não sentiu o peso de carregar todo um país aos ombros e conseguiu consagrar a França no último dia da competição individual de Paris2024. O ouro tornou-o ímpar na História Olímpica, uma vez que tem quatro títulos olímpicos, ainda que um deles seja por equipas mistas (variante desde Tóquio2020).
A nível individual, o francês de 35 anos igualou um outro judoca, o japonês Tadahiro Nomura (-60kg), o único que tinha um triplo Ouro. Riner conquistou o lugar mais alto do pódio em Londres2012, Rio2016 e Paris2024, num palmarés a que acrescenta o título por equipas em Tóquio2020, e mais dois Bronzes, em Pequim2008 e Tóquio2020. No total, o gigante de 2,12 metros, também conhecido como Big Teddy ultrapassou ainda as cinco medalhas olímpicas da japonesa Ryoko Tani (-48kg).
Riner foi o último dos franceses a entrar em ação na Arena Champ-de-Mar, que ao longo de quatro dias viu cair os judocas da casa. Mesmo a líder mundial Romane Dicko (+78 kg) teve de se contentar com o Bronze e um abraço de Emmanuel Macron - ela que tinha sido a companhia de Riner no momento de acender da tocha olímpica.
Riner ficou com a responsabilidade de conseguir o único Ouro para o país organizador dos Jogos e não acusou a pressão, conseguindo a desejada medalha com um ippon espetacular. O pódio em +100kg, fcou completo com os Bronzes do tajique Temur Rakhimov e do uzbeque Alisher Yusupov.