Terrorismo
07 agosto 2024 às 21h38
Atualizado em 07 agosto 2024 às 20h15
Leitura: 2 min

Taylor Swift cancela concertos em Viena após serem presos suspeitos de preparar atentado islamista

Eram esperados 65 mil espectadores em cada um dos três concertos. Os dois suspeitos tinham-se radicalizado na internet e tinham ligações ao Estado Islâmico.

A polícia austríaca anunciou esta quarta-feira a prisão de indivíduos que planeavam um atentado islamista em Viena, relacionado com os espetáculos a cantora americana Taylor Swift, marcados para esta semana.

Após esta notícia, a organização dos concertos da cantora norte-americana anunciou que os três concertos seriam cancelados.

“Com a confirmação dos funcionários do governo de um ataque terrorista planeado no Estádio Ernst Happel, não temos outra escolha senão cancelar os três concertos programados para a segurança de todos”, disse a Barracuda Music no Instagram, acrescentando que todos os possíveis espectadores teriam os seus bilhetes reembolsados.

Horas antes, a polícia anunciara que um cidadão austríaco de 19 anos que "jurou lealdade" ao grupo jihadista Estado Islâmico (EI), foi detido após uma operação especial na Baixa Áustria, perto da capital. A informação foi divulgada, em conferência de imprensa, pelo diretor-geral de Segurança Pública, Franz Ruf.

"Descobrimos ações preparatórias focadas nos concertos de Taylor Swift em Viena", acrescentou, especificando que foram apreendidas "substâncias químicas" na residência do suspeito.

Outra pessoa, um cúmplice, também foi presa em Viena. Os dois tinham-se "radicalizado na internet", de acordo com os primeiros dados divulgados pela investigação.

Taylor Swift iria apresentar-se quinta, sexta e sábado na capital austríaca, em espetáculos em que se esperava um público de 65.000 espectadores em cada um dos cocertos.

A Áustria fortaleceu suas medidas preventivas desde um atentado jihadista que causou quatro mortes em 2 de novembro de 2020, o primeiro desse tipo no país de 9,1 milhões de habitantes.