A batalha para a eleição do Carro do Ano 2025 vai ser longa e renhida. O sucessor do BYD Seal vai sair de um conjunto de 42 candidatos, numa lista eclética, com modelos tão diferentes como as últimas iterações de nomes “clássicos” como Renault 5, Citroën C3, Skoda Superb ou VW Passat, e novas entradas no mercado português como os candidatos inscritos pelas chinesas Xpeng e Dongfeng, ou os coreanos da KGM (antiga Ssangyong).
A complexidade da escolha multiplica-se nas diferentes categorias a concurso, com 71 inscritos a lutar nas classes Citadino, Design, Desportivo/Lazer, Elétrico, Familiar, Híbrido Plug-in, SUV Compacto (inclui crossovers) e Grande SUV. A classe “Design” é uma novidade desta edição, com sete candidatos e, seguindo a tendência do mercado, a categoria reservada aos elétricos é a mais concorrida, com 20 inscritos.
O júri, composto por 19 jurados em representação dos principais órgãos de comunicação social, vai agora começar a fase de testes em estrada, sendo que os vencedores vão ser conhecidos em março.
Mantendo a tradição de anteriores edições, o júri vai ainda votar o Prémio Inovação e Tecnologia, que procura distinguir dispositivos inovadores e tecnologicamente avançados, que beneficiem diretamente a condução e o condutor. A Comissão Executiva volta também a eleger a Personalidade do Ano, distinguindo alguém que, pelo percurso profissional e empenho, tenha contribuído para o desenvolvimento do setor automóvel em Portugal.
O Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2025 é uma iniciativa do grupo Impresa, através da SIC Notícias e do Expresso