Separados por dez anos de idade, Sérgio Conceição (49 anos) e Rúben Amorim (39 anos) nunca se cruzaram como jogadores - em 2003-04 Amorim estreou-se e Conceição deixou o FC Porto -, mas preparam-se domingo para se defrontarem pela 15.ª vez como treinadores. Será na 31.ª jornada da I Liga, no Estádio do Dragão, um jogo que até pode dar o título aos leões (se vencerem e o Benfica perder com o Sp. Braga no sábado). Apesar da derrota na 14.ª jornada da I Liga, em Alvalade (2-0), o treinador do FC Porto tem um histórico positivo nos duelos com o homólogo do Sporting: seis vitórias contra quatro em 14 duelos até agora.
A vitória leonina no encontro da primeira volta da I Liga interrompeu um ciclo de cinco derrotas seguidas de Amorim, que até começou bem o duelo com Conceição ao vencer os dois primeiros confrontos, no espaço de uma semana, em janeiro de 2020, quando orientava o Sp. Braga - uma delas valeu-lhe a conquista do primeiro troféu da carreira (a Taça da Liga).
Desde então, em 11 jogos, Amorim venceu apenas dois desde que se sentou no banco leonino. Ainda na época 2019-20, Rúben Amorim trocou Braga por Alvalade e perdeu o primeiro encontro, como leão, frente a Conceição (2-0), que nesse jogo selou o 29.º título de Campeão do FC Porto.
Seguiu-se depois um ano que terminou com os leões Campeões, numa época em que se registaram dois empates a zero entre os treinadores. Pelo meio, o Sporting venceu o FC Porto na final da Taça da Liga (2-1). Na época seguinte, em 2021-22, mais dois empates - 1-1 em Alvalade e 2-2 no Dragão - e um duplo triunfo portista (2-1e 1-0) nas meias da Taça de Portugal.
Já na temporada passada, o portista superiorizou-se com três vitórias seguidas. Primeiro no Dragão (3-0), depois em Leiria (2-0) na final da Taça da Liga e por fim no Estádio José Alvalade (1-0).
Na presente temporada, Rúben levou a melhor na 14.ª jornada (2-0). “Não somos propriamente amigos, como vocês sabem. Não lhe ganho muitas vezes mas ele faz de mim melhor treinador”, disse o técnico leonino já esta temporada quando questionado sobre a contestação ao homólogo portista na pior época de dragão ao peito.
O 15.º duelo entre ambos será no domingo (20.30, Sport TV1) e arbitrado por Nuno Almeida... o mesmo árbitro do clássico da primeira volta do campeonato. E este não será o último clássico da época. Ontem ficou a saber-se que a final da Taça de Portugal entre Sporting e FC Porto vai realizar-se dia 26 de maio, às 17.15 no Estádio Nacional.