I Liga
02 março 2024 às 23h31
Leitura: 4 min

Sp. Braga vence e cola-se ao FC Porto no pódio da I Liga

Bracarenses bateram o Estrela da Amadora (3-0), numa 24.ª jornada em que o Vit. Guimarães regressou às vitórias, diante do Estoril (3-1).

O Sp. Braga colou-se hoje provisoriamente ao FC Porto no pódio da I Liga portuguesa de futebol, ao bater o Estrela da Amadora por 3-0, numa 24.ª jornada em que o Vitória de Guimarães regressou às vitórias.

Com golos de Simon Banza (57 minutos, de grande penalidade), Bruma (84) e Roger Fernandes (90+3), os bracarenses somaram o terceiro triunfo consecutivo no campeonato, ocupando o quarto lugar, com 49 pontos, os mesmos do FC Porto, terceiro, ambos com mais cinco do que os vimaranenses, que reforçaram o quinto lugar, após ultrapassarem o Estoril Praia (3-1).

A equipa de Artur Jorge fica a 'torcer' por um mau resultado dos dragões na receção ao líder Benfica (58 pontos), no 'prato forte' da ronda, marcado para domingo, às 20:15, que terá como 'aperitivo' o jogo entre Sporting, segundo (56), e Farense, oitavo (26), às 18:00.

No Municipal de Braga, a formação da casa perdeu o capitão Ricardo Horta, que saiu com queixas musculares ainda antes da meia-hora de jogo, e, apesar da exibição praticamente de sentido único, teve dificuldades em desbloquear o 'nulo' na primeira metade.

O melhor marcador do campeonato, o franco-congolês Simon Banza (18 tentos em 18 jogos), desfez o 0-0 na conversão de uma grande penalidade, aos 57 minutos, num lance em que o árbitro Hélder Malheiro manteve a sua decisão inicial, apesar da opinião contrária do videoárbitro (VAR) Bruno Vieira, minutos depois de também ter rejeitado a análise do VAR a um alegado penálti na área dos minhotos.

Com o caminho aberto para o triunfo, os bracarenses continuaram a ter o ascendente, tendo Bruma (84 minutos) e Roger Fernandes (90+3) completado o resultado final.

O Vitória de Guimarães voltou aos triunfos na I Liga, após dois empates e uma derrota, ao vencer fora o Estoril Praia por 3-1, valendo-se de uma primeira parte fulgurante no regresso do técnico Álvaro Pacheco ao estádio onde iniciou a época, e consolidou o quinto lugar, com 44 pontos.

João Mendes (oito minutos), Jota (22) e Nelson Oliveira (42), reforço de inverno que assinou o primeiro golo ao sexto jogo pelos vimaranenses, marcaram os golos dos forasteiros, com o venezuelano Alejandro Marqués, de penálti, a reduzir para os anfitriões na segunda parte (69).

O Estoril Praia, que contabiliza apenas um ponto em 12 possíveis nas últimas quatro rondas, continua na metade inferior da tabela, ocupando o 16.º lugar, com 22 pontos, os mesmos de Estrela da Amadora, 14.º, que, nos 11 últimos jogos na Liga, só averbou um triunfo, e de Portimonense, 15.º, que recebe o lanterna-vermelha Vizela no domingo.

No primeiro jogo do dia, Moreirense e Rio Ave empataram sem golos no terreno dos minhotos, numa partida que, apesar de ter sido dominada pelos anfitriões, teve poucos lances de perigo.

O momento do jogo surgiu no segundo minuto de compensações, quando o médio brasileiro Alanzinho, que saiu do banco teve oportunidade de 'oferecer' o triunfo ao conjunto local, mas falhou uma grande penalidade, atirando por cima.

A equipa de Moreira de Cónegos segue no sexto lugar, com 39 pontos, mas permitiu que o Vitória de Guimarães se distanciasse na luta pelo quinto posto, enquanto o Rio Ave ocupa a 13.ª posição, com 23.