O Sp. Braga colou-se hoje provisoriamente ao FC Porto no pódio da I Liga portuguesa de futebol, ao bater o Estrela da Amadora por 3-0, numa 24.ª jornada em que o Vitória de Guimarães regressou às vitórias.
Com golos de Simon Banza (57 minutos, de grande penalidade), Bruma (84) e Roger Fernandes (90+3), os bracarenses somaram o terceiro triunfo consecutivo no campeonato, ocupando o quarto lugar, com 49 pontos, os mesmos do FC Porto, terceiro, ambos com mais cinco do que os vimaranenses, que reforçaram o quinto lugar, após ultrapassarem o Estoril Praia (3-1).
A equipa de Artur Jorge fica a 'torcer' por um mau resultado dos dragões na receção ao líder Benfica (58 pontos), no 'prato forte' da ronda, marcado para domingo, às 20:15, que terá como 'aperitivo' o jogo entre Sporting, segundo (56), e Farense, oitavo (26), às 18:00.
No Municipal de Braga, a formação da casa perdeu o capitão Ricardo Horta, que saiu com queixas musculares ainda antes da meia-hora de jogo, e, apesar da exibição praticamente de sentido único, teve dificuldades em desbloquear o 'nulo' na primeira metade.
O melhor marcador do campeonato, o franco-congolês Simon Banza (18 tentos em 18 jogos), desfez o 0-0 na conversão de uma grande penalidade, aos 57 minutos, num lance em que o árbitro Hélder Malheiro manteve a sua decisão inicial, apesar da opinião contrária do videoárbitro (VAR) Bruno Vieira, minutos depois de também ter rejeitado a análise do VAR a um alegado penálti na área dos minhotos.
Com o caminho aberto para o triunfo, os bracarenses continuaram a ter o ascendente, tendo Bruma (84 minutos) e Roger Fernandes (90+3) completado o resultado final.