Balanço
04 janeiro 2024 às 08h32
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Turismo alcançou em 2023 o melhor ano de sempre

Valores da atividade superaram os recordes anteriores em hóspedes, dormidas e receitas. Secretário de Estado acredita que, em 2024, os números possam continuar a crescer.

O secretário de Estado do Turismo disse ontem que 2023 foi o melhor ano turístico de sempre no país, com mais de 30 milhões de hóspedes, 77 milhões de dormidas e receitas de cerca de 25 mil milhões de euros. O governante acredita que 2024 continue a ser um ano ainda de mais crescimento na atividade.

“Foi, de facto, um ano muito positivo para o turismo do país, e também para Portugal no seu todo, um ano recorde no turismo, o melhor ano da história de sempre do turismo em Portugal”, avançou o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, numa sessão pública do Turismo de Portugal, em Lisboa.

O governante destacou os recordes alcançados nos vários indicadores de procura turística em 2023, com mais de 30 milhões de hóspedes, um crescimento de cerca de 10% face a 2019, que tinha sido o melhor ano turístico, e ainda 77 milhões de dormidas e receitas na ordem dos 25 mil milhões de euros, um crescimento de 37% face a 2019 e de 18,5% face a 2022.

Nuno Fazenda destacou ainda o crescimento em todas as regiões do país, ao longo de todo o ano. “Estamos a falar de uma alteração estrutural no nosso turismo”, realçou.
O secretário de Estado disse acreditar que o turismo cresça “ainda mais em 2024”, apontando a confiança nas empresas e nos trabalhadores do setor, bem como nas políticas públicas para o turismo.

Equilíbrio com os residentes
Durante o mesmo evento, o secretário de Estado do Turismo realçou a necessidade de assegurar o equilíbrio entre o desenvolvimento do setor e os residentes e defendeu que só os destinos sustentáveis e que mantenham autenticidade é que vão liderar no futuro.

“Temos de assegurar sempre um equilíbrio entre o desenvolvimento do turismo e aquilo que é o ADN do turismo, que são os residentes”, defendeu Nuno Fazenda, em declarações aos jornalistas à margem da apresentação da Campanha de Ano Novo do Turismo de Portugal, centrada na sustentabilidade.

Questionado sobre o contributo do Alojamento Local (AL) para aqueles resultados, Nuno Fazenda realçou que se trata de um setor que “teve um papel muito importante na regeneração das cidades”, e “continua a ter no presente”.

Quanto a eventuais estudos de capacidade de carga dos territórios, Nuno Fazenda disse que, “assim que seja suscitada essa necessidade” por um determinado local, será feito um trabalho conjunto com as entidades locais, para que possa ser avaliado o excesso de carga turística.

“Só quem tiver, no seu modo de estratégia, a autenticidade e a sustentabilidade é que conseguirá liderar o turismo do futuro”, ressalvou o secretário de Estado.

Para um turismo mais sustentável, concretizou, é necessário “continuar a preservar e valorizar o território”, apoiar as empresas na transição energética, melhorar os salários dos trabalhadores e ter boas-práticas ambientais.

It’s not tourism. It’s futourism
O Turismo de Portugal anunciou ontem ter lançado uma nova campanha internacional online para promover o país, que propõe “12 resoluções de Ano Novo para o turista do futuro”.

“Mais do que uma campanha é uma iniciativa que ambiciona mobilizar as pessoas e transformar as suas viagens em experiências autênticas e sustentáveis, por isso, capazes de gerar um impacto positivo nos territórios, no ambiente e nas comunidades”, diz a instituição.

A campanha abre com o filme Futourism, em cinco idiomas, com o novo lema: “Visit Portugal. It’s not tourism. It’s futourism”.

Os 12 compromissos, “para mobilizar e inspirar as pessoas a assumirem um papel ativo nas mudanças que se impõem no turismo, em Portugal e no mundo”, sugerem abordagem, como, por exemplo: “Não é padronizado. É único” ou  “Não é global. É local”, ou ainda “Não é cinzento. É verde”.

De acordo com um comunicado, trata-se de uma campanha dirigida aos mercados interno e externo, com destaque para os mercados prioritários da Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Reino Unido e Portugal.

Além dos meios digitais tradicionais, a iniciativa também vai chegar, pela primeira vez, ao TikTok e à Connected TV.  “Fica assim assegurada uma comunicação omnicanal, alcançando o público de maneira consistente e coerentes através de múltiplos pontos de contacto.”

A ação insere-se na Estratégia de Turismo 2027, “que pretende colocar Portugal na liderança do turismo do futuro”, e ambiciona envolver os protagonistas “na construção de um turismo mais inclusivo, sustentável e responsável”. Pretende-se, igualmente, que cada pessoa deve “ adotar uma nova forma de viajar”, num convite “a viver por dentro o que visita, a mergulhar de alma e coração nos locais e tradições, a procurar menos padronização e mais humanidade”.