Benfica
11 julho 2024 às 13h16
Leitura: 4 min

Jan-Niklas Beste. Um lateral com golo para dar seguimento à herança de Grimaldo

Defesa esquerdo polivalente de 25 anos marcou 20 golos nas últimas duas épocas e deve assinar por cinco épocas. Alemão é especialista em livres diretos e esteve à porta do Euro2024. Passe custa entre 8 a 10 milhões de euros.

Jan-Niklas Beste. É este o nome do novo lateral esquerdo do Benfica. Um alemão que vive a melhor fase da carreira aos 25 anos, que tem golo (marcou 20 em duas épocas) e que poderá custar entre 8 a 10 milhões de euros ao emblema encarnado. Vem do Heidenheim, que na temporada passada terminou a Bundesliga no 8.º lugar e se apurou para a Liga Conferência. Deve assinar por cinco épocas.

Produto da formação do gigante Borussia Dortmund, onde entrou com oito anos de idade, tornou-se um jovem promissor e chegou à equipa principal com 18 anos..., mas só fez um jogo e a contar para a Taça da Alemanha. Culpa do português Raphaël Guerreiro, que lhe bloqueou a entrada na equipa e o obrigou a mudar de ares. 

Em 2018-19 rumou ao Werder Bremen, que pagou 250 mil euros por ele, mas não se afirmou e andou de empréstimo em empréstimo. Em 2019-20 esteve cedido ao FC Emmen, na Eredivise holandesa - fez seis jogos antes de uma grave lesão no joelho - e depois no Jahn Regensburg na Bundesliga 2, onde fazia toda a ala esquerda, ora como defesa, ora como extremo.

Foi então que Frank Schmit o chamou para o Heidenheim, também na segunda divisão alemã, e iniciou uma admirável caminhada rumo ao topo. Com surpreendentes 12 golos e 13 assistências, Beste fez render bem os 350 mil euros que custou e liderou o modesto clube no conto de fadas que foi a primeira subida à Bundesliga, onde na época passada manteve o nível elevado e a veia goleadora (oito golos e 13 assistências) que faz lembrar Grimaldo (trocou o Benfica pelo Bayer Leverkusen). O seu primeiro golo na Bundesliga foi um livre direto em arco frente ao Hoffenheim, logo na 2.ª jornada, que foi eleito melhor golo desse mês.

Depois de mostrar domínio de bolas paradas e talento técnico no principal campeonato alemão, Jan-Niklas Beste foi convocado pela primeira vez para a seleção em março de 2024, para os particulares com a França e Holanda, mas não se chegou a estrear devido a lesão. 

A barba é a sua imagem de marca. Durante a pandemia da covid-19 os campeonatos pararam e o dos Países Baixos não foi exceção. “Fiquei sentado em casa três/quatro meses e a barba foi crescendo. Os cabeleireiros estavam fechados e foi ficando”, contou Beste, revelando que não entrou em apostas ou fez promessas que envolviam cortar a barba como forma de comemorar a subida histórica do Heidenheim no verão de 2023. Até porque ia casar-se nesse verão e nunca iria de cara lavada.

Beste é assim o terceiro reforço do plantel encarnado, depois de Leandro Barreiro e Pavlidis. Na Luz terá a concorrência de Álvaro Carreras, que contratado ao Manchetser United no ano passado não conseguiu ganhar o lugar. Desde a saída de Grimaldo (27 golos e 61 assistências em 303 jogos), Roger Schmidt utilizou cinco jogadores na posição de lateral esquerdo. E se Jurásek e Mihailo Ristic não foram impactantes, Bernat passou a maior parte do tempo lesionado, o que levou o técnico alemão a adaptar Fredrik Aursnes e Morato em grande parte da época. 

Fyssas, Léo, Fábio Coentrão, Siqueira e Grimaldo foram alguns dos laterais esquerdos que deixaram marca no Benfica e cujo exemplo Jan-Niklas Beste espera seguir.

isaura.almeida@dn.pt

Tópicos: Benfica