Inovação
25 novembro 2024 às 13h10
Leitura: 2 min

Governo ao lado da Agenda Be.Neutral que vai “transformar a economia nacional”

Já arrancou o Demo Day BE.Neutral, no Museu do Design, em Guimarães, que reúne um consórcio de 44 entidades científicas, tecnológicas e empresariais, bem como oito municípios do Norte comprometidos com a Agenda Be.Neutral do PRR. O objetivo passa por antecipar as metas da neutralidade carbónica para antes de 2050.

Redação

Um dos grandes anfitriões do dia é o BEN, o primeiro veículo 100% neutro em carbono português com rede 5G. O primeiro protótipo experimental, que está em exposição neste Demo Day Be.Neutral, é pequeno e leve e pode ser reservado através de um app.

Na abertura da iniciativa, João Rui Ferreira, Secretário de Estado da Economia, afirmou que a Agenda Be.Neutral é um “exemplo prático do que é um efeito multiplicador do investimento público”. “Estamos a falar de todo um conceito novo de mobilidade e transformador daquilo que são as nossas cidades e daquilo que são os espaços urbanos. Há muita tecnologia e interligação entre plataformas”, acrescentou. 

O governante salientou ainda que “o Governo vai estar ao lado deste tipo de projetos porque são aqueles que vão ser transformadores daquilo que é a economia nacional, com mais incorporação de tecnologia daquilo que exportamos e com mais conhecimento acumulado”.

No Museu do Design, em Guimarães, está em exposição mais tecnologia e veículos inovadores, que integram o novo sistema inovador de mobilidade. É o exemplo do carro 100% português da Toyota, que esteve presente nos Jogos Olímpicos, em Paris. O modelo elétrico "Acessible People Mover" (APM) foi fabricado pela Toyota Caetano em Ovar, Aveiro. 

De tarde, há lugar a um debate sobre “Portugal na construção de uma nova indústria automóvel na Europa”. Estão presentes o presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, Manuel Ramalho Eanes, Administrador da NOS e líder da Agenda Be.Neutral e José Rui Felizardo, Fundador e CEO do CEiiA.