Veja os golos
19 junho 2024 às 18h55
Leitura: 3 min

Alemanha vence Hungria e confirma que é mesmo candidata ao título

Musiala e Gündogan marcaram os golos da seleção alemã que tem praticamente garantido o apuramento para os oitavos-de-final. Os húngaros vão ter de lutar por ser um dos melhores terceiros classificados.

A Alemanha garantiu praticamente o apuramento para os oitavos de final do Euro 2024 ao vencer esta quarta-feira a Hungria, em Estugarda, por 2-0. Os alemães, treinados pelo jovem Julian Naglesmann, confirmaram que são mesmo candidatos a ganhar o torneio em casa e, ao mesmo tempo, acabar com as desilusões em fases finais que duram desde que se sagraram campeões do mundo em 2014, no Brasil.

Enganou-se quem pensou que o duelo com os húngaros seria um passeio para os alemães, tendo em conta a goleada de 5-1 na primeira jornada com a Escócia. A verdade é que a seleção da Hungria jogou olhos nos olhos com a equipa da casa durante a primeira parte e não fosse Manuel Neuer – igualou Buffon como guarda-redes com mais jogos numa fase final (17) – e teria aberto o marcador nos instantes iniciais da partida. 

As jogadas de perigo foram rondando as duas balizas, com Péter Gulásci a negar o golo a Kai Havertz, o que acabaria por acontecer aos 22 minutos por Jamal Musiala, que aproveitou uma atrapalhação na defesa contrária para colocar a Alemanha a vencer. O médio do Bayern Munique tornou-se no primeiro jogador a marcar dois golos no Euro 2024, sendo ainda o quinto alemão a marcar nas duas primeiras jornadas do Europeu, imitando Gerd Müller (1976), Dieter Müller (1980), Lukas Podolski (2008) e Mario Gómez (2024).

A Hungria, treinada pelo italiano Marco Rossi, não se deixou abater pelo golo sofrido e foi em busca do empate negado, primeiro por uma grande defesa de Neuer a um livre de Szoboszlai, e à beira do intervalo devido a um fora de jogo que invalidou o remate de Roland Sallai.

No segundo tempo, a seleção alemã foi mais dominadora e acabou por chegar ao segundo golo através de Gündogan (67’) a aproveitar um cruzamento de Mittelstädt. 

Após três jogos sem perder com a Alemanha, a Hungria não conseguiu dar continuidade a essa série positiva, pelo que lhe resta agora vencer a Escócia na última jornada para alimentar a esperança de se apurar para os oitavos de final como um dos melhores terceiros classificados.

carlos.nogueira@dn.pt