Marcelo diz que "é uma alegria"
25 junho 2024 às 13h54
Atualizado em 25 junho 2024 às 14h20
Leitura: 5 min

Já há acordo para António Costa ser presidente do Conselho Europeu

Além do ex-primeiro-ministro português, têm também luz verde Ursula von der Leyen para continuar à frente da Comissão Europeia e Kaja Kallas para liderar a diplomacia da União Europeia. Os três nomes têm agora de ser aprovados na cimeira desta quinta-feira. Marcelo fala em "alegria".

O ex-primeiro-ministro, António Costa, já reúne consenso das famílias políticas europeias para ser presidente do Conselho Europeu, assim como Ursula von der Leyen para continuar à frente da Comissão Europeia e Kaja Kallas para liderar a política externa da UE, segundo avança esta terça-feira o jornal Politico

Foram seis os líderes europeus que chegaram a acordo sobre quem irá ocupar estes três cargos de topo em Bruxelas. Nas negociações estiveram o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, o chefe de governo polaco, Donald Tusk, a representarem o Partido Popular Europeu, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, o chanceler alemão, Olaf Scholz, pelos socialistas europeus, o presidente francês, Emmanuel Macron, e o líder do executivo dos Países Baíxos, Mark Rutte, a representarem os liberais.

Os três nomes reúnem consenso entre as famílias políticas europeias, mas têm agora de ser aprovados pelos chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados-membros, o que deverá acontecer já esta quinta-feira, em reunião dos líderes da UE. 

Caso haja aprovação na cimeira desta quinta-feira, António Costa vai suceder a Charles Michel, Ursula von der Leyen mantém-se como presidente da Comissão Europeia (segundo mandato) e Kaja Kallas, a primeira-ministra da Estónia, irá ser a chefe da diplomacia europeia, sucedendo ao espanhol Josep Borrell no cargo de Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança. 

Segundo fontes europeias ouvidas pela Lusa, os negociadores chegaram a acordo partidário (que é preliminar) sobre estes nomes após uma reunião por videoconferência na segunda-feira à noite, que incluem também o de Roberta Metsola, que deverá ser reconduzida no cargo de presidente do Parlamento Europeu, apesar de não fazer oficialmente parte do pacote por não ser escolhida pelo Conselho Europeu.

  

Marcelo considera "uma alegria" acordo para nomeação de Costa

O Presidente da República já considerou ser "uma alegria e muito bom para Portugal e para a Europa" o acordo preliminar para a nomeação do ex-primeiro-ministro António Costa para o Conselho Europeu.

"É uma alegria e é muito bom para a Europa e para Portugal se se confirmar [nomeação]", disse Marcelo Rebelo de Sousa à chegada à Fundação de Serralves, no Porto, para participar na conferência "BIAL 100 Years -- Shaping the Future".

O chefe de Estado não quis, contudo, alongar-se nos comentários, uma vez que a proposta ainda será apreciada na quinta e sexta-feira pelo Conselho Europeu.

"Não queria fazer agora mais comentários porque, tanto quanto sei, a equipa negociadora chegou a acordo e vai apresentar a proposta depois de amanhã [quinta-feira]. Só depois de amanhã é que é formalmente apreciada pelo Conselho [Europeu]", disse.

Pedro Nuno Santos diz que Costa é político "mais bem preparado"

O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, considera que António Costa "é o político mais bem preparado" para presidir ao Conselho Europeu, considerando a sua indicação uma boa notícia para a Europa, Portugal e os socialistas.

"António Costa é o político mais bem preparado para assumir a presidência do Conselho Europeu e para dar ao cargo o peso político de que precisa", pode ler-se numa publicação nas redes sociais de Pedro Nuno Santos.

Segundo o líder do PS, estas são "boas notícias para a Europa, para Portugal e para os socialistas".

Presidente do Conselho Europeu já informado sobre o consenso

Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, já foi informado sobre o consenso preliminar relativo aos nomes de António Costa, Ursula von der Leyen e de Kaja Kallas para os cargos de topo da União Europeia no próximo mandato.

A informação foi avançada à agência Lusa por um alto funcionário europeu, que indicou que "o presidente [do Conselho Europeu, Charles Michel] foi informado esta manhã" sobre o consenso relativo aos nomes para os cargos de topo da União Europeia (UE) no próximo ciclo institucional, após a proposta ter sido apresentada pelos negociadores no passado dia 17 de junho.

"Não há comentários sobre o acordo [preliminar e político agora alcançado pelos negociadores dos partidos políticos], estamos concentrados na preparação da reunião do Conselho Europeu", na qual serão discutidos estes nomes, disse um outro alto funcionário comunitário à Lusa.

*com Lusa