Alta tensão
23 outubro 2024 às 15h28
Leitura: 2 min

Veja o mapa interativo dos distúrbios da última madrugada na Grande Lisboa

A madrugada desta quarta-feira foi de grande tensão em várias zonas da região de Lisboa, onde 12 viaturas foram incendiadas, entre as quais dois autocarros da Carris. Três pessoas já foram detidas.

A madrugada desta quarta-feira foi de alta tensão na região da Grande Lisboa com vários incidentes que se iniciaram ainda na noite de terça-feira quando um autocarro da Carris foi incendiado no bairro do Zambujal, na Amadora, na sequência de uma vigilia de protesto pela morte de Odair Moniz, de 43 anos, após ser baleado por um agente da PSP.

De acordo com o Comando Metropolitano de Lisboa de Lisboa, houve um total de 59 ocorrências, sendo que o Comando Distrital de Setúbal também registou uma ocorrência. Da noite sobra ainda dois polícias feridos por arremesso de pedras, dois autocarros incendiados, bem como seis automóveis ligeiros de passageiros e um motociclo.

Veja os dados no mapa interativo:

Odair Moniz, de 43 anos, foi baleado por um agente da PSP na madrugada de segunda-feira, no Bairro da Cova da Moura, na Amadora, e morreu pouco depois, no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa.

Na segunda-feira, o Ministério da Administração Interna determinou à Inspeção-Geral da Administração Interna a abertura de um inquérito urgente e também a PSP anunciou a abertura de um inquérito interno para apurar as circunstâncias da ocorrência. O agente que baleou o homem foi entretanto constituído arguido, indicou fonte da Polícia Judiciária.