MotoGP
06 julho 2024 às 14h32
Atualizado em 06 julho 2024 às 14h51
Leitura: 3 min

O melhor resultado nos últimos dois anos. Miguel Oliveira termina corrida sprint em 2.º lugar

A corrida foi vencida por Jorge Martin, piloto da Pramac e atual líder do campeonato. É o primeiro pódio da temporada para o português e, ao mesmo tempo, o primeiro numa corrida sprint. No final das 15 voltas, Miguel Oliveira assumiu querer repetir o bom resultado já na corrida principal, que acontece no domingo.

O português Miguel Oliveira (Trackhouse-Aprilia) terminou este sábado a corrida sprint do GP da Alemanha em segundo lugar. É o seu melhor resultado nos últimos dois anos e o primeiro pódio da temporada. A corrida foi vencida por Jorge Martin (Pramac-Ducati), com o bicampeão Francesco Bagnaia (Ducati-Lenovo) a ficar em terceiro lugar.

O último pódio do português tinha sido ainda ao serviço da KTM, em 2022, no Grande Prémio da Tailândia, que venceu.

Depois de um fim de semana muito positivo, em que se conseguiu qualificar em segundo lugar (e, antes, liderou mesmo a sessão de treinos da manhã), o piloto de 29 anos conseguiu mesmo o seu primeiro pódio da carreira numa corrida sprint. Durante as 15 voltas ao traçado de Sachsenring, o almadense esteve sempre na luta pelos primeiros lugares.

Após ter perdido o segundo lugar depois do arranque, o piloto da Trackhouse não desarmou e conseguiu recuperar a posição. Correndo sempre atrás de Jorge Martin, Miguel Oliveira conseguiu mesmo fazer a volta mais rápida da corrida, mas com o avançar das voltas, a vantagem para o espanhol da Pramac aumentou e a preocupação do português foi defender-se de eventuais ataques de Bagnaia.

No final da corrida sprint, o piloto afirmou que "após o dia de ontem [sexta-feira]" sentiu que "tinha possibilidades de ter um bom resultado". "Eles [Martin e Bagnaia] são muito rápidos. Quando se passa muito tempo a meio da tabela e, de repente, se luta contra estes pilotos, temos de ser cautelosos e não dar um passo errado", analisou, antes de dizer que espera conseguir um resultado igualmente positivo na corrida de domingo.

Com este resultado, Jorge Martin continua na liderança do campeonato do mundo de MotoGP, agora com 15 pontos de vantagem sobre Francesco Bagnaia, o segundo. Miguel Oliveira é 13.º na tabela, com 41 pontos, mais um do que o seu colega de equipa, Raul Fernandez (que terminou a sprint em 14.º). 

Para a corrida principal, que acontece no domingo (13.00 horas), Miguel Oliveira sairá também da segunda posição.