EUA
05 abril 2024 às 15h56
Leitura: 3 min

Sismo com magnitude de 4,8 sacode área metropolitana de Nova Iorque

O epicentro do terremoto foi em New Jersey, cerca de 80 quilómetros a oeste de Manhattan, e foi sentido nas cidades de Filadélfia a Boston.

Um sismo de magnitude de 4.8 abanou Nova Iorque, nos Estados Unidos, na manhã desta sexta-feira. 

 O epicentro foi perto do município de Lebanon, em Nova Jérsia, registado cerca das 10:20 locais (15:20 em Lisboa), de acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS). Foi sentido nas cidades de Filadélfia a Boston.

Segundo a notícia do New York Times, a polícia local disse que não há relatos de danos, mas as sirenes podiam ser ouvidas por toda a cidade.

Em Brooklyn, os edifícios tremeram, fazendo estremecer as portas dos armários e os móveis, segundo relatou um correspondente da AFP.

Nas Nações Unidas, cuja sede é em Nova Iorque, uma reunião do Conselho de Segurança sobre a situação em Gaza foi temporariamente interrompida após o sismo.

"Isto é um terramoto?", disse a representante da Save the Children, Janti Soeripto, que estava a falar na altura.

Os utilizadores das redes sociais relataram ter sentido o terramoto desde Filadélfia até Nova Iorque e para leste ao longo de Long Island.

O emblemático Empire State Building comunicou na sua conta da rede soclal X: "ESTOU BEM".

Entretanto, multiplicam-se os relatos de moradores da região que sentiram os prédios a abanar e, em algumas zonas da cidade, trabalhadores de escritórios saíram para as ruas por prevenção.

A presidente da organização Save the Children EUA, Janti Soeripto, discursava perante o Conselho quando o abalo foi sentido e o corpo diplomático presente na sala tentou perceber o que estava a acontecer. A representante interrompeu a sua intervenção por alguns segundos.

Mais de meia hora após o abalo, os moradores de Nova Iorque receberam nos telemóveis uma mensagem de alerta das autoridades da cidade sobre o sismo.

"Os residentes são aconselhados a permanecer em casa e ligar para o número de emergência se estiverem feridos", indicava a mensagem.

A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, publicou nas redes sociais que o terramoto foi sentido em todo o estado.

"Um terramoto de magnitude 4,8 atingiu o oeste de Manhattan e foi sentido em Nova Iorque. A minha equipa está a avaliar impactos e eventuais danos que possam ter ocorrido e atualizaremos o público ao longo do dia", escreveu a responsável.

Com AFP e LUSA