Reino Unido
05 fevereiro 2024 às 18h18
Leitura: 2 min

Rei Carlos III diagnosticado com cancro

O anúncio foi feito esta tarde em comunicado pelo Palácio de Buckingham, que diz que não está relacionado com a próstata, mas não esclarece que tipo de cancro é.

O rei Carlos III, 75 anos, foi diagnosticado com cancro, informou esta segunda-feira o Palácio de Buckingham em comunicado. De acordo com a nota, não se trata de um problema na próstata, mas foi descoberto durante o recente tratamento que o monarca fez após ter sido diagnosticado com uma hiperplasia benigna da próstata em janeiro e de ter sido submetido a cirurgia para tratamento.

O Palácio de Buckingham não informou que tipo de cancro se trata, informando apenas que Carlos iniciou tratamentos nesta segunda-feira.

A mesma nota refere ainda que o rei “permanece totalmente positivo sobre o tratamento que recebeu e espera retornar ao serviço público o mais rápido possível”.

O monarca foi entretanto aconselhado pelos médicos a interromper todos os compromissos que tenha em eventos públicos.

"Sua Majestade optou por partilhar o seu diagnóstico para evitar especulações e na esperança de que possa ajudar a compreensão pública de todas as pessoas em todo o mundo que são afetadas pelo cancro”, lê-se ainda no comunicado.

O rei foi visto pela última vez em público em Sandringham, no domingo, onde assistiu a uma missa de homenagem à rainha. Foi a primeira vez que foi visto desde que recebeu alta da clínica em Londres. Na ocasião, sorriu e acenou para as pessoas enquanto caminhava até a igreja de Santa Maria Madalena em Sandringham, Norfolk.

Este anúncio feito pelo Palácio de Buckigham motivou já várias reações. "Desejo a Sua Majestade uma recuperação completa e rápida. Não tenho dúvidas de que estará de volta com força total em pouco tempo e sei que todo o país lhe desejará boa sorte", escreveu o primeiro-ministro Rishi Sunak na rede social X (antigo twitter).

Também Keir Starmer, líder do Partido Trabalhista, desejou ao rei “tudo de bom para a sua recuperação”: “Estamos ansiosos para vê-lo de volta à saúde plena e rápida.”