Municipais do Brasil
27 outubro 2024 às 21h30
Leitura: 3 min

Ricardo Nunes é eleito prefeito de São Paulo

Candidato apoiado por Bolsonaro e pelo governador Tarcísio de Freitas bate Guilherme Boulos, o preferido de Lula

Ricardo Nunes venceu este domingo Guilherme Boulos nas eleições para a prefeitura de São Paulo e continua prefeito da maior cidade do Brasil. Com cerca de 83% das urnas apuradas, os institutos de sondagens já deram como certa a vitória do candidato apoiado convictamente por Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, e timidamente por Jair Bolsonaro, ex-presidente da República. E, por consequência, a derrota de um dos delfins de Lula da Silva, o atual chefe de estado.

 Nunes, do MDB, partido de centro-direita a que pertencem, por exemplo, os antigos presidentes Michel Temer e José Sarney, batia Boulos, do PSOL, formação comparável ao Bloco de Esquerda em Portugal, por 59% a 41% dos votos, uma vantagem irrecuperável de acordo com o instituto Datafolha.

 Com a vitória, já aguardada tendo em conta as sondagens das últimas semanas, Nunes, que era vice-prefeito na anterior legislatura, continua no cargo que passou a ocupar em 2021, depois da morte de Bruno Covas, o prefeito eleito em 2020 batendo o mesmo Boulos.

Na primeira volta das eleições, dia 6, Nunes e Boulos somaram praticamente o mesmo número de votos, na casa dos 29%, e empataram ainda com um terceiro candidato, Pablo Marçal, do PRTB, com 28%, considerado ideologicamente à direita de Nunes, o que, desde logo, quase hipotecou as probabilidades de Boulos vencer.  

No plano nacional, a vitória representa, segundo a maioria dos observadores, a emancipação política de Tarcísio de Freitas, o governador estadual que é visto como o candidato do bolsonarismo nas presidenciais de 2026, dada a inelegibilidade do próprio Bolsonaro. Tarcísio esteve desde a primeira hora ao lado de Nunes, ao contrário de Bolsonaro que viu parte dos seus mais fiéis apoiantes preferirem Marçal. Lula, por sua vez, sofre uma derrota pessoal em São Paulo porque não só apoiou convictamente Boulos como ainda nomeou Marta Suplicy, do PT, como candidata a vice.  

Noutras cidades relevantes do país, Fuad Noman (PSD), apoiado pelo centro e pela esquerda, bateu o bolsonarista Bruno Engler (PL), em Belo Horizonte, numa disputa direita entre Lula e Bolsonaro, Evandro Leitão (PT) venceu André Fernandes (PL), em Fortaleza, e Sebastião Melo (MDB), apoiado pelo centro e direita, derrotou Maria do Rosário (PT), em Porto Alegre.