Apresentação (com vídeo)
02 junho 2024 às 15h08
Leitura: 5 min

Mourinho leva adeptos do Fenerbahçe à loucura: “Esta camisola é a minha pele”

Treinador português, que assinou por duas épocas e vai ganhar 10 milhões/ano, teve uma receção à altura. Fez questão de dar uma volta olímpica ao estádio e tirar fotos com os fãs.

O anúncio foi feito ainda no sábado, inicialmente com uma mensagem do Fenerbahçe nas redes sociais, a pedir aos adeptos para não marcarem programa para o final da tarde de domingo. Horas depois surgiu a confirmação oficial de que Mourinho seria apresentado domingo como novo treinador numa cerimónia no Sukru Saracoglu Stadium às 19.00 locais (menos duas em Portugal). Os entusiastas adeptos do clube de Istambul não faltaram à chamada e este domingo mais de 10 mil receberam o Special One num clima de completa euforia.

Assim que aterrou na capital turca, por volta da hora do almoço, Mourinho deslocou-se ao exterior do aeroporto na companhia do presidente Ali Koç e do diretor desportivo português Mário Branco, sempre rodeado de vários elementos da polícia local, para cumprimentar os adeptos que o esperavam no local. Voltou depois à pista e seguiu de helicóptero para o estádio, onde acertou os últimos detalhes do acordo e conversou com os responsáveis antes da apresentação oficial.

A romaria ao estádio foi uma constante durante a tarde e às 19.00 locais havia milhares nas bancadas à espera da entrada do treinador. E assim que surgiu no relvado, a loucura foi total.

“Normalmente um treinador é amado depois de vitórias, mas neste caso sinto que sou amado ainda antes. Isso é uma grande responsabilidade que sinto e prometo que a partir deste momento pertenço à vossa família. Esta camisola é a minha pele. O futebol é paixão e não há melhor sítio para sentir essa paixão”, disse, levando os fãs do Fenerbahçe à loucura.

“Quero trabalhar para o futebol turco, para o campeonato turco. Quero ajudá-lo a evoluir, mas o mais importante para mim não é futebol turco ou o campeonato. O mais importante é o Fenerbahçe! A partir do momento em que assinei os vossos sonhos são os meus sonhos”, acrescentou, ouvindo mais uma enorme ovação e assinando o contrato com o clube turco.

A loucura era total, como normalmente acontece na Turquia sempre que chega ao país uma grande figura do futebol internacional, um país onde os adeptos vivem de forma apaixonada e vibrante o futebol. E por isso Mourinho quis retribuir: deu uma volta olímpica ao estádio e foi junto das bancadas tirar fotografias e distribuiu autógrafos pelos adeptos.

Antes do final da cerimónia, foi exibido um vídeo do treinador no écran do estádio, e para esta segunda-feira está agendada a conferência de imprensa com a presença dos jornalistas, a partir das 14.00 locais (menos duas em Portugal Continental).

Em declarações à imprensa turca, Ali Koç, presidente do Fenerbahçe, confessou que ele próprio ficou surpreendido com o sim de José Mourinho ao seu convite. “Perguntei a Mourinho ‘porquê nós?’ e ele respondeu ‘o único objetivo não é apenas ser campeão na Turquia, venho também para ter sucesso na Europa’”, contou.

10 milhões por época

José Mourinho, que estava sem clube depois de ter sido demitido da Roma em janeiro, assinou um contrato válido por duas temporadas com mais uma de opção. 

De acordo com o jornal turco Fanatik, o técnico português vai ganhar 10 milhões de euros/época, mais bónus por objetivos conquistados. Para a sua equipa técnica está reservado um bolo de dois milhões.
No histórico clube de Istambul, o técnico português vai trabalhar diretamente com o diretor desportivo português Mário Branco, figura chave na sua contratação. Além de várias reuniões e conversas, Branco entregou ao treinador um dossiê com 120 páginas com todas as informações sobre o Fenerbahçe, desde a equipa de futebol às instalações desportivas do clube, passando por detalhes financeiros e outros temas logísticos.

José Mourinho terá pela frente a missão de acordar o histórico clube de Istambul, que não consegue conquistar o título de campeão desde a temporada 2013-14. Aliás, o último troféu ganho pelo Fenerbahçe, que terminou esta temporada no 2.º  lugar do campeonato, foi a Taça da Turquia, em 2022-23, com Jorge Jesus no comando da equipa. O atual campeão Galatasaray é o clube com mais títulos  conquistados (24), seguido do Fenerbahçe (19) e do Besiktas (16).

nuno.fernandes@dn.pt