Parlamento Europeu
05 setembro 2024 às 16h17
Leitura: 3 min

Eurodeputados do PSD candidatam líderes da oposição venezuelana ao Prémio Sakharov

Edmundo González e Maria Corina Machado foram apresentados pelos eleitos sociais-democratas como figuras que "lutam quotidianamente pela democracia, pela liberdade e pelos direitos humanos". Iniciativa conjunta com a centrista Ana Pedro e o PP espanhol pretende "consenso transversal" no Parlamento Europeu.

Os eurodeputados do PSD anunciaram nesta quinta-feira que irão apresentar a candidatura dos líderes da oposição venezuelana, Edmundo González e Maria Corina Machado, à edição deste ano do Prémio Sakharov, através do qual o Parlamento Europeu homenageia figuras que se dedicam à luta pacífica pelos direitos humanos.

A iniciativa dos eleitos sociais-democratas será feita em conjunto com a eurodeputada centrista Ana Pedro, e com a delegação do Partido Poupular espanhol, juntando todos os representantes da Península Ibérica integrados na bancada do Partido Popular Europeu.

Segundo a delegação do PSD, a candidatura ao Prémio Sakharov de Edmundo González, candidato que se apresenta como o vencedor das eleições presidenciais no país sul-americano, ainda que o Conselho Nacional Eleitoral de Caracas tenha oficializado a reeleição de Nicolás Maduro, e de Corina Machado, enquanto "líder das forças democráticas venezuelanas", visa obter uma base de apoio alargada, pois esse reconhecimento daria ao Parlamento Europeu "a oportunidade de demonstrar o seu compromisso e solidariedade para com os venezuelanos num momento marcante da sua história".

Sebastião Bugalho, porta-voz da delegação do PSD e vice-coordenador do PPE na Comissão de Assuntos Externos do Parlamento Europeu, disse a esse propósito que os dois opositores "lutam quotidianamente pela democracia, pela liberdade e pelos direitos humanos, que são valores basilares da cidadania europeia". E, comunicando a intenção de candidatar os seus nomes na reunião do grupo parlamentar do PPE, sublinhou a intenção de obter "um consenso transversal entre todos aqueles que não ignoram o facto de a União Europeia condenar, reiterada e veementemente, os atentados à liberdade dos venezuelanos que recentemente se agravaram".

O Ministério Público venezuelano emitiu um mandado de captura contra Edmundo González, por ter faltado a convocatórias para ser ouvido pela justiça venezuelana, sendo que Nicolás Maduro disse publicamente que tanto o candidato presidencial, cuja vitória é reconhecida por diversos países, incluindo os Estados Unidos, como a líder da oposição, "têm que estar atrás das grades".

O Prémio Sakharov de 2024 será entregue a 18 de dezembro, durante a sessão plenária do Parlamento Europeu que decorrerá em Estrasburgo. Entre os anteriores vencedores encontram-se o sul-africano Nelson Mandela, o checo Alexander Dubcek e o timorense Xanana Gusmão, tal como diversos movimentos de luta pela democracia.