Um suspeito de furto de viatura morreu na madrugada desta segunda-feira, na Cova da Moura, na Amadora, após ser baleado pela PSP, avançou a TVI/CNN Portugal .
O homem de 43 anos foi levado para o Hospital São Francisco Xavier, onde acabou por morrer.
Em comunicado enviado às redações, a PSP informou que "pelas 05h43, no Bairro Alto da Cova da Moura, procedeu à interceção de um indivíduo que momentos antes se havia colocado em fuga à polícia".
Segundo esta força de segurança, o suspeito, "ao visualizar uma viatura policial" na Avenida da República, na Amadora, fugiu para o interior do Bairro Alto da Cova da Moura. Despistou-se, "abalroando viaturas estacionadas, tendo o veículo em fuga ficado imobilizado".
Quando os agentes abordaram o suspeito, "o mesmo terá resistido à detenção e tentado agredi-los com recurso a arma branca, tendo um dos polícias, esgotados outros meios e esforços, recorrido à arma de fogo e atingido o suspeito, em circunstâncias a apurar em sede de inquérito criminal e disciplinar", refere a PSP na nota.
O homem "foi prontamente assistido no local e transportado para o Hospital São Francisco Xavier", onde acabou por morrer. "Segundo informação da unidade hospitalar, o suspeito, lamentavelmente e apesar da pronta assistência médica, terá falecido pelas 06h20", lê-se no comunicado.
A PSP indica que "foi dado conhecimento ao Ministério Público e à Polícia Judiciária que se deslocou ao local da ocorrência", tendo sido "realizados procedimentos de preservação e de gestão do local do crime e seguir-se-ão outras diligências investigatórias junto dos polícias da PSP e de testemunhas, para apurar as circunstâncias que originaram esta ocorrência".
Lamentando o "desfecho deste incidente", a PSP termina o comunicado "endereçando as condolências à família e amigos do cidadão falecido".
De acordo com a TVI/CNN Portugal, as autoridades efetuaram dois tiros para o ar e dois tiros na direção do suspeito, que foi atingido na zona do peito.