Uma vez em movimento, a idade e o carácter do boxer continuam a mostrar-se, há um ligeiro puxão do veio de transmissão em acelerações fortes. O funcionamento do acelerador, no entanto, é perfeito - suave e doseado nos modos Road e Rain, com o modo Dinâmico a adicionar urgência às solicitações sem ser excessivamente agressivo - enquanto as melhorias na tração de baixa e média gama fazem uma diferença notável em relação à mota anterior.
Conduzir a R 12 nineT na estrada certa com boas condições meteorológicas pode ser um exercício de meditação. No entanto, a R 12 também gosta de algumas rotações e pode proporcionar uma mudança de velocidade decisiva para uma ultrapassagem rápida. Desligando o controlo de tração (que pode ser feito em movimento) a roda dianteira irá levantar com uma facilidade despreocupada.
Na estrada, o chassis reflete a sensação de languidez do motor com uma direção lenta, a rolar nas curvas com um fluxo natural. A estabilidade é absoluta como seria de esperar de uma mota com distância entre eixos longa com uma geometria de direção relaxada, enquanto a distribuição de peso e o equilíbrio são ótimos para uma condução animada, mas controlada.
Com 220 kg (mais o condutor), os travões têm de gerir uma quantidade razoável de peso mas têm muita sensibilidade e potência de travagem, enquanto a intervenção do ABS em curva é mínima, independentemente de qual dos dois modos de condução seja selecionado em tempo seco.
Com 795 mm de altura, o assento está mais baixo do que os 805 mm do modelo antigo, enquanto o depósito remodelado é também 30 mm mais curto e coloca o condutor mais próximo dos guiadores de 870 mm de largura, melhorando a ligação do condutor com tudo o que acontece com o pneu dianteiro.
As opções de fábrica são aparentemente ilimitadas. A mota de teste veio com o painel de instrumentos TFT de 3,5 polegadas opcional, embora preferíssemos os mostradores analógicos para uma mota retro deste tipo, e apesar de a ignição sem chave da R 12 ser útil, continua a ser necessário usar uma chave para a tampa do depósito de combustível. No geral, o nível de equipamento é muito elevado e o nível de acabamento é soberbo.