Mota
27 novembro 2024 às 01h00
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BMW R12 NineT: O estilo clássico nunca passa de moda

É a primeira atualização séria da R nineT com o boxer flat-twin e, talvez, a mistura retro mais bem-sucedida do fabricante alemão.

Produzir uma mota retro é uma tarefa complicada. A nostalgia tem de se integrar com a modernidade num equilíbrio por vezes difícil de encontrar.

A BMW R NineT combina a herança clássica da BMW com uma performance moderna, criando uma experiência de condução versátil e envolvente. Construída em torno de uma estética de inspiração retro, incorpora o estilo e o fascínio das motas vintage, mas com todas as vantagens da engenharia moderna da marca.

Design

A filosofia do design da R NineT baseia-se no aspeto minimalista com muito metal exposto, acabamentos de alta qualidade e praticamente sem plásticos. Com o seu quadro compacto, depósito em forma de lágrima e farol redondo, presta homenagem às roadsters originais da BMW. O motor boxer flat-twin contribui para a sua estética única, especialmente com as cabeças de cilindro que sobressaem de ambos os lados. O design modular permite aos proprietários personalizar facilmente a mota. Quer goste de café racer, scrambler ou estilos clássicos, a R NineT oferece uma base sólida para personalização.

Motor e Chassis

No coração da R 12 NineT está o motor flat-twin de 1.170 cc, arrefecido a ar/óleo, que está prestes a fazer 100 anos. Produz 109 cavalos de potência e 115 Nm de binário. Esta configuração do motor é ideal tanto para passeios na cidade como para longos troços em estrada aberta. Este motor boxer mantém o equilíbrio entre a suavidade e uma ligeira vibração que acrescenta carácter sem causar fadiga em viagens longas.

O chassis foi totalmente atualizado nesta edição. O quadro é mais leve, embora, com 220 quilogramas, a R 12 nineT esteja apenas um quilo mais leve face à anterior. A suspensão dianteira apresenta um diâmetro semelhante, mas mais pequeno, de 45 mm, enquanto o amortecedor traseiro está agora montado em ângulo em vez de diretamente na vertical. O ABS Pro da BMW é de série, enquanto os travões são de quatro pistões radiais monobloco radial e discos duplos de 310 mm à frente, com uma pinça de dois pistões e um disco de 265 mm na traseira.

Condução

Uma vez em movimento, a idade e o carácter do boxer continuam a mostrar-se, há um ligeiro puxão do veio de transmissão em acelerações fortes. O funcionamento do acelerador, no entanto, é perfeito - suave e doseado nos modos Road e Rain, com o modo Dinâmico a adicionar urgência às solicitações sem ser excessivamente agressivo - enquanto as melhorias na tração de baixa e média gama fazem uma diferença notável em relação à mota anterior.

Conduzir a R 12 nineT na estrada certa com boas condições meteorológicas pode ser um exercício de meditação. No entanto, a R 12 também gosta de algumas rotações e pode proporcionar uma mudança de velocidade decisiva para uma ultrapassagem rápida. Desligando o controlo de tração (que pode ser feito em movimento) a roda dianteira irá levantar com uma facilidade despreocupada.

Na estrada, o chassis reflete a sensação de languidez do motor com uma direção lenta, a rolar nas curvas com um fluxo natural. A estabilidade é absoluta como seria de esperar de uma mota com distância entre eixos longa com uma geometria de direção relaxada, enquanto a distribuição de peso e o equilíbrio são ótimos para uma condução animada, mas controlada.

Com 220 kg (mais o condutor), os travões têm de gerir uma quantidade razoável de peso mas têm muita sensibilidade e potência de travagem, enquanto a intervenção do ABS em curva é mínima, independentemente de qual dos dois modos de condução seja selecionado em tempo seco.

Com 795 mm de altura, o assento está mais baixo do que os 805 mm do modelo antigo, enquanto o depósito remodelado é também 30 mm mais curto e coloca o condutor mais próximo dos guiadores de 870 mm de largura, melhorando a ligação do condutor com tudo o que acontece com o pneu dianteiro.

As opções de fábrica são aparentemente ilimitadas. A mota de teste veio com o painel de instrumentos TFT de 3,5 polegadas opcional, embora preferíssemos os mostradores analógicos para uma mota retro deste tipo, e apesar de a ignição sem chave da R 12 ser útil, continua a ser necessário usar uma chave para a tampa do depósito de combustível. No geral, o nível de equipamento é muito elevado e o nível de acabamento é soberbo.

Veredicto

A BMW R12 NineT tem um estilo clássico, de inspiração retro, com a qualidade de construção premium da marca bávara. Proporciona um equilíbrio entre agilidade e controlo, sentindo-se tão à vontade em estradas secundárias sinuosas como em ambientes urbanos.

Disponível a partir de 18.815 euros.

Tópicos: Motores, Motas, BMW