Novo Governo
28 março 2024 às 18h30
Leitura: 11 min

Quem é quem? Conheça os perfis dos 17 ministros do XXIV Governo Constitucional

Governo com 17 ministérios e dois ministros de Estado: Paulo Rangel e Miranda Sarmento. Sete mulheres entre os nomes oficializados. A tomada de posse está marcada para 2 de abril, às 18 horas.

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentou esta quinta-feira a lista de ministros do novo Governo ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. 

Conheça os perfis dos 17 ministros do XXIV Governo Constitucional:

Ministro de Estado e de Negócios Estrangeiros
PAULO RANGEL

Atual vice-presidente do PSD e eurodeputado, Paulo Rangel tem 56 anos e é advogado de profissão, licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa

Foi eleito pela primeira vez deputado à Assembleia da República na X legislatura, em 2005 e foi presidente do Grupo Parlamentar do PSD entre junho de 2008 e julho de 2009, altura em que encabeçou a lista do partido às eleições para o Parlamento Europeu, as quais venceu. 

Ministro do Estado e das Finanças
JOAQUIM MIRANDA SARMENTO

Líder do grupo parlamentar do PSD no último ano e meio, tem 45 anos e foi assessor económico do Presidente da República Prof. Cavaco Silva no segundo mandato deste em Belém. 

Trabalhou 10 anos no Ministério das Finanças e foi Consultor da UTAO. É Professor Auxiliar de Finanças (com Agregação) no ISEG-Lisbon School of Economics and Management, Universidade de Lisboa.

Ministro da Presidência
ANTÓNIO LEITÃO AMARO

Vice-presidente do PSD, tem 43 anos, é docente de Finanças Públicas na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e na Católica Global School of Law e é Presidente da Assembleia Municipal de Tondela.

Foi Secretário de Estado da Administração Local no XIX Governo de Portugal, liderado por Pedro Passos Coelho, deputado à Assembleia da República (XI, XII e XIII Legislaturas), vice-presidente do grupo parlamentar do PSD e secretário-geral da JSD.

Ministro Adjunto e de Coesão Territorial
MANUEL CASTRO ALMEIDA

Antigo secretário de Estado do Desenvolvimento Regional no Governo de Pedro Passos Coelho, com responsabilidade pelos Fundos Europeus entre 2013 e 2015.

Anteriormente, foi deputado pelo PSD, Secretário de Estado da Educação e de Desporto e, por três vezes, Presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira.

Foi um dos vice-presidentes do PSD na altura da liderança de Rui Rio, tendo-se demitido em 2019.

Licenciado em Direito, tem 66 anos.

A gestão do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) será responsabilidade deste ministério.

Ministro dos Assuntos Parlamentares
PEDRO DUARTE

Coordenador do Conselho Estratégico Nacional do PSD desde julho de 2022, tem 50 anos, foi líder da JSD, deputado (1999-2011), membro da Assembleia Parlamentar da NATO e Secretário de Estado da Juventude no XVI Governo Constitucional, liderado por Santana Lopes. Foi diretor nacional da primeira campanha presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa (2016).

Doutorado em Estudos de Desenvolvimento (ISEG), integra o departamento de Corporate, External & Legal Affairs e a equipa de European Government Affairs Team na Microsoft.

Ministro da Defesa Nacional
NUNO MELO

Advogado de profissão e líder do CDS-PP há dois anos, Nuno Melo, de 58 anos, nasceu em Joane, Vila Nova de Famalicão (distrito de Braga).

O centrista representou o CDS-PP na Assembleia da República durante 10 anos, entre 1999 e 2009.

De 2009 e até este ano foi eurodeputado, integrando o grupo do Partido Popular Europeu.

Ministra da Justiça
RITA JÚDICE

É licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e foi sócia da sociedade de advogados PLMJ de 2013 a 2023, onde foi co-coordenadora da área de Imobiliário e Turismo.

Advogada, filha de José Miguel Júdice, tem 50 anos e atualmente era a coordenadora do Conselho Estratégico Nacional (CEN) do PSD para a área da habitação.

Ministra da Administração Interna
MARGARIDA BLASCO

Juíza conselheira do Supremo Tribunal de Justiça, foi inspetora-geral da Administração Interna entre 2012 e 2019, tendo sido nomeada inicialmente pelo então ministro da Administração Interna, Miguel Macedo.

Além de ter sido a primeira mulher à frente da IGAI, Margarida Blasco foi também a primeira mulher como diretora-geral do Serviço de Informações de Segurança (SIS), cargo desempenhado entre 2004 e 2005.

Ministro da Educação, Ciência e Inovação
FERNANDO ALEXANDRE

Economista e ex-secretário de Estado Adjunto da Administração Interna, integrou o primeiro executivo liderado por Pedro Passos Coelho, entre 2013 e 2015, tendo-se demitido por alegadas incompatibilidades com a então ministra Anabela Rodrigues.

Com 51 anos, é doutorado em Economia pela Universidade de Londres, Birkbeck College, e leciona na Universidade do Minho, onde exerceu funções de pró-reitor, presidente da Escola de Economia e Gestão e diretor do departamento de Economia.

Atualmente, é vice-presidente do Conselho Económico e Social.

Ministra da Saúde
ANA PAULA MARTINS

Antiga bastonária da Ordem dos Farmacêuticos (2016-2022), Ana Paula Martins, de 58 anos, vai ser a nova ministra da Saúde, depois de em dezembro se ter demitido do cargo de presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte.

Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa em 1990, foi vice-presidente do PSD na anterior direção do PSD, liderada por Rui Rio.

Ministro das Infraestruturas e Habitação
MIGUEL PINTO LUZ

Vice-presidente do PSD e vice-presidente da CM Cascais, vai assumir pela primeira vez o cargo de ministro, na pasta das Infraestruturas e Habitação, depois de ter sido secretário de Estado das Infraestruturas no segundo breve Governo liderado por Pedro Passos Coelho.

Em 2020, Pinto Luz (47 anos) foi candidato à liderança do PSD contra Luís Montenegro e Rui Rio e ficou em terceiro lugar, com cerca de 10% dos votos.

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, pelo Instituto Superior Técnico (Universidade de Lisboa). Atualmente leciona na Nova School of Business and Economics.

Ministro da Economia
PEDRO REIS

Licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, tem 56 anos e foi presidente da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal entre dezembro de 2011 e abril de 2014.

Entre 2014 e 2021 assumiu vários cargos de direção e administração nas empresas do Millenium BCP. 

Assume, desde janeiro deste ano, o cargo de membro do conselho consultivo do Banco Português de Fomento e, desde julho de 2022, é coordenador do Movimento Acreditar, uma plataforma de discussão do PSD com a sociedade civil, e presidente do Conselho Consultivo do Conselho da Diáspora Portuguesa.

Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social
MARIA DO ROSÁRIO PALMA RAMALHO

Licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, em 1984, é uma das mais reconhecidas especialistas em Direito do Trabalho.

Professora catedrática da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde coordena e e rege as disciplinas de Direito do Trabalho e de Teoria Geral do Direito Civil.

Lidera desde 2013 a Associação Portuguesa de Direito do Trabalho.

Ministra do Ambiente e Energia
MARIA DA GRAÇA CARVALHO

Foi por duas vezes ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior de Portugal, tendo também sido conselheira principal do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e do Comissário para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas. 

Atualmente desempenhava as funções de eurodeputada, o que também já tinha assumido entre 2009 e 2014.

É vogal da Comissão Política Nacional do PSD e Coordenadora da área do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia do Conselho Estratégico Nacional do PSD.

Engenheira Mecânica pelo Instituto Superior Técnico e doutorada pelo Imperial College de Londres, é professora Catedrática no Departamento de Engenharia Mecânica do IST- Universidade de Lisboa.

Ministra da Juventude e Modernização
MARGARIDA BALSEIRO LOPES

Com 33 anos, é jurista e vice-presidente da Comissão Política Nacional do PSD.

Em 2015, foi eleita deputada à Assembleia da República, funções que desempenhou até 2022.

É licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa (2011).

Desempenhou vários cargos na JSD, tendo sido Presidente da Comissão Política Nacional da JSD entre 2018 e 2020.

Ministro da Agricultura e Pesca
JOSÉ MANUEL FERNANDES

Minhoto, é natural de Vila Verde, a cuja autarquia presidiu entre 1997 e 2009.

Eurodeputado desde 2009, era atualmente o chefe de Delegação do PSD no Parlamento Europeu.

Tem 56 anos e é licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Minho.

Ministra da Cultura
DALILA RODRIGUES

Doutorada pela Universidade de Coimbra, em 2001, é Professora Coordenadora da ESEV/IPV e Professora Catedrática Convidada do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra.

Integra o Conselho Directivo da Associação Trienal de Arquitectura de Lisboa e comissões de avaliação externa da A3ES e da FCT.

Foi Diretora do Museu Grão Vasco, do Museu Nacional de Arte Antiga e da Casa das Histórias Paula Rego. Foi Administradora do CCB. Atualmente era diretora da Torre de Belém e Mosteiro dos Jerónimos.

Montenegro e os ministros do XXIV Governo Constitucional tomam posse na terça-feira, 2 de abril, às 18 horas, e os secretários de Estado na sexta-feira, 5 de abril, à mesma hora.

Depois da tomada de posse na próxima semana, o passo seguinte será a apresentação do programa do Governo.

Segundo a Constituição, esse documento com as linhas orientadoras da governação para os próximos quatro anos é submetido à apreciação da Assembleia da República no prazo máximo de dez dias após a sua nomeação, o que deverá acontecer nos primeiros 12 dias de abril.

A Constituição determina também que um Governo só entra em plenitude de funções após a apreciação do seu programa pelo parlamento, se não for rejeitado.

Tópicos: Governo, Governo AD