Veja os golos
25 junho 2024 às 19h17
Leitura: 5 min

Áustria surpreende os Países Baixos e vence o grupo D. França empata já com Mbappé

Os austríacos venceram os neerlandeses por 3-2 num jogo emocionante em Berlim. Os franceses empataram com a já eliminada Polónia, onde Lewandowski se despediu com um golo.

A Áustria foi a grande surpresa do Grupo D, tendo terminado em primeiro lugar à frente da França, que ficou em segundo lugar, e dos Países Baixos, que têm também o apuramento para os oitavos de final garantido por ser um dos quatro melhores terceiros classificados de todos os grupos. 

Num jogo de loucos em Berlim, a seleção austríaca treinada por Ralf Rangnick venceu os neerlandeses por 3-2, beneficiando ainda do empate 1-1 da França com a já eliminada Polónia.

Começou cedo a Áustria a mostrar que queria fazer uma gracinha, pois entrou no jogo a dominar o adversário e abriu o marcador logo aos seis minutos, graças a uma infelicidade de Donyell Malen, que fez o sétimo autogolo do Euro 2024, ao desviar para a própria baliza um cruzamento de Alexander Prass.

Os Países Baixos, orientados por Ronald Koeman, reagiram, mas Malen perdeu uma grande oportunidade de se redimir, já depois de Tijjani Reijnders ter falhado o empate.

A perder, os neerlandeses tiveram um início de segunda parte promissor, quando Cody Gakpo fez a igualdade a passe de Xavi Simmons, que tinha roubado a bola a meio-campo para iniciar um ataque rápido.

Só durou 12 minutos o ânimo dos Países Baixos, pois uma excelente jogada de Florian Grillitsch permitiu a Romano Schmid recolocar à Áustria em vantagem com um remate que ainda desviou em Stefan de Vrij.

O último quarto de hora da partida de Berlim foi uma loucura, com Mehmpis Depay a fazer o empate 2-2 após uma assistência de Wout Weghorst. O lance foi inicialmente anulado por alegada mão na bola, mas com a ajuda do VAR acabou por ser validado.  

Nem deu tempo para Ronald Koeman festejar, pois logo na resposta o capitão Marcel Sabitzer finalizou uma jogada de classe e fez rebentar a festa austríaca.Afinal, mais do que vencer os Países Baixos, a Áustria ficava em primeiro do grupo, algo que nunca tinha conseguido num Europeu.

França-Polónia. Empate com penáltis e adeus de Lewandowski a marcar

Menos entusiasmante foi o empate 1-1 entre França e Polónia, em Dortmund.

Apesar de já contar com a estrela Kylian Mbappé, que usou uma máscara para proteger o nariz que fraturou na primeira partida do Europeu, os franceses voltaram a mostrar estarem longe daquilo que se esperava.

Os polacos entravam neste jogo como a única seleção eliminada no final da segunda jornada e com o goleador Robert Lewandowski titular pela primeira vez, depois de recuperar de lesão. Os franceses dominaram a partida, mas foram encontrando no guarda-redes Lukas Skorupski, que rendeu o habitual titular Szczesny, uma barreira difícil de derrubar, pois negou por duas vezes o golo a Mbappé.

No entanto, aos 56 minutos, a nova estrela do Real Madrid marcou mesmo o seu primeiro golo em Campeonatos da Europa graças a um penálti cometido por Kiwior sobre Dembelé. Mbappé lá fez a festa com os adeptos, afinal o golo permitia à França ficar em primeiro lugar.

Só que aos 74 minutos, Upamecano derrubou Swiderski e, depois de consultar o VAR, o árbitro mandou marcar penálti. Lewandowski começou por permitir a defesa de Maignan, mas o juiz mandou repetir porque o guarda-redes francês tinha saído da linha. À segunda tentativa, o goleador polaco marcou e igualou o croata Luka Modric a marcar em quatro Europeus... só Cristiano Ronaldo tem mais, pois já marcou em cinco e pode chegar aos seis na Alemanha.

No final, a França conseguiu um apuramento sem brilho, em segundo lugar, que a pode colocar no caminho de Portugal nos quartos de final. A Polónia regressou a casa com um pontinho...

Veja os golos dos Países Baixos-Áustria (2-3)

Veja o golo do França-Polónia (1-0)