O destino de Rúben Amorim parece cada vez mais traçado e passa pela saída do Sporting no final da temporada e muito provavelmente pelo ingresso no Liverpool. O DN tentou contactar o advogado e representante do treinador leonino para saber se tinha reunido, ou ia reunir com o clube inglês, como foi noticiado, mas não foi possível. Quem não gosta deste ruído à volta do futuro do técnico numa altura crucial da época é o Sporting, que luta pelo título e pela conquista da Taça de Portugal.
Amorim foi apontado no passado como “alvo prioritário” do Tottenham, “conversou” com o Chelsea, da mesma forma como “esteve na lista” do Barcelona e foi “contactado” pelo Manchester United”. Agora é apontado insistentemente por grande parte da imprensa inglesa como alvo prioritário do Liverpool, depois de falhado o plano A que era Xabi Alonso.
Com o alemão Jürgen Klopp de saída, os reds procuram um treinador para pegar na equipa assim que que o germânico sair e o nome de Rúben Amorim parecer ser o primeiro da lista de Michael Edwards (CEO) e Richard Hughes (diretor) nesta altura. Mesmo que custe alguns milhões de euros.
Amorim tem contrato com o Sporting até 2026 e uma cláusula de rescisão múltipla: 30 milhões se um clube português o quiser ir buscar a Alvalade e 20 milhões de euros se for um clube estrangeiro. No entanto, o técnico terá um acordo verbal com o presidente Federico Varandas para uma saída a bem por um valor inferior, na ordem dos 10 milhões de euros, caso o clube interessado faça parte de uma pequena lista de tubarões a quem Rúben Amorim não consiga dizer que não. E o Liverpool e a Premier League são o caso.
Os dez milhões de euros é um valor simbólico para os leões, uma vez que foi essa mesma verba que o clube leonino investiu no técnico, quando Amorim ainda não tinha provas dadas e tinha acabado de assumir o comando do Sp. Braga. Aliás, nessa altura, o presidente Frederico Varandas chegou a dizer que iria justificar o que custou e logo no ano a seguir foi campeão nacional, acabando com um jejum de 19 anos.
Para já, Amorim está totalmente focado na conquista do título nacional - lidera com mais quatro pontos que o Benfica e ainda tem um jogo a menos - e da Taça de Portugal, e não quer ouvir falar do futuro até a época acabar.
Mas isso não significa que o seu advogado e representante, Raúl Costa, não o faça. E segundo algusn relatos já o fez ontem com o Liverpool, depois de gorada a possibilidade de o emblema de Anfield contratar Xabi Alonso, treinador espanhol que decidiu manter-se no Bayer Leverkusen, que procura fazer campeão da Bundesliga esta época. Além de Xabi Alonso, também Amorim e De Zerbi (Brighton) estavam na lista do Liverpool, clube que lhe deverá oferecer um contrato de três épocas, o ideal para começar um novo ciclo de sucesso.
Esta semana, quando confrontado com o tema e depois de reiterar várias vezes que se não conquistar nada sai pelo próprio pé e sem indemnização, Amorim calou-se. “Não vou falar do meu futuro. Quero sempre responder, mas há coisas às quais não posso. No início do ano, depois de termos ficado em quarto lugar, senti que tínhamos de fazer algo diferente para merecermos estar aqui. Sou treinador do Sporting, continua tudo igual e agora é pensar no jogo de Barcelos”, disse o técnico leonino de 39 anos depois de vencer o dérbi lisboeta (2-1)e se colocar em vantagem na luta pelo título.
Os rumores são cada vez maiores e a imprensa inglesa rejubila com a possibilidade de Rúben Amorim ser contratado pelo Liverpool . Alguns jornais já o apelidaram ate de The Special One 2. “Conheço-o muito bem. Terminámos juntos o curso de licença profissional [de treinador da UEFA] e o Rúben impressionou-me muito. É muito humilde, discreto e tem uma mentalidade muito clara. O destino dele é sair do Sporting e quando se tem três ou quatro possibilidades nestes grandes clubes, o nome dele vai estar sempre num dos clubes de topo, de certeza, a 100%.” Foi assim que Abel Xavier deu por terminado o ciclo de Amorim no Sporting em declarações à BBC. Já para Oceano Cruz, o compatriota “é um dos melhores treinadores do Mundo” e por isso não o surpreende que os reds o abordem.
isaura.almeida@dn.pt