Acidente no Escócia-Hungria
23 junho 2024 às 23h44
Atualizado em 24 junho 2024 às 18h18
Leitura: 3 min

Húngaro Varga já foi operado após sofrer várias fraturas no rosto

O pai do avançado anunciou que a operação já foi realizada, menos de 24 horas depois do choque com o guarda-redes escocês Angus Gunn. "Agora já podemos dormir descansados”, disse Andras Varga.

O futebolista húngaro Barnabás Varga, de 29 anos, foi submetido esta segunda-feira à tarde a uma intervenção cirúrgica ao rosto devido às “múltiplas fraturas” que sofreu na sequência do choque com o guarda-redes Angus Gunn no decorrer do jogo de domingo com a Escócia.

A confirmação foi dada pelo pai do jogador, Andras Varga, ao jornal Nemzeti Sport. “Passámos por momentos muito difíceis em frente à televisão, mas agora já podemos dormir descansados”, disse, não sabendo "quanto tempo é que esta situação vai durar".

Pouco depois foi a própria federação húngara a confirmar o procedimento clínico, em comunicado. "Barnabás Varga foi submetido a uma cirurgia bem sucedida na tarde desta segunda-feira. De acordo com os médicos da instituição especializada em lesões faciais, a operação decorreu sem complicações pelo que o jogador poderá deixar o hospital na quarta-feira". 

De manhã, a federação húngara já tinha revelado que o futebolista se encontrava em situação clínica "estável" e sob observação, num hospital de Estugarda, após um choque com o cotovelo do guarda-redes da Escócia, Angus Gunn, que o deixou inconsciente, no Euro2024.

Decorria o minuto 68, quando Varga chocou com Angus Gunn e caiu desamparado no relvado, ficando prostrado com convulsões, com os companheiros de equipa e adversários a pedirem a entrada imediata das equipas médicas, sendo visível a preocupação e apreensão na cara dos elementos das duas equipas e das pessoas nas bancadas.

O capitão húngaro, Dominik Szoboszlai, não conteve as lágrimas e o jogador, após ser assistido por largos minutos, acabou por ser transportado de maca para fora do relvado perante a preocupação geral com o seu estado de saúde.

A Hungria acabou por vencer a Escócia, por 1-0, em jogo do grupo A do Euro2024, com um golo marcado aos 90+10, pelo avançado magiar Kevin Csoboth, ex-jogador do Benfica.

“Vários ossos de Barnabas Varga prtiram durante a colisão e também sofreu uma concussão”, escreveu a Federação Húngara de Futebol (MLSZ) no X na madrugada de segunda-feira. “Ele provavelmente será submetido a uma cirurgia”, acrescentou o organismo.

O jogador está afastado do Euro2024, independentemente de a Hungria progredir.
"Foi terrível. Foi um momento terrível ver Barnabas daquela maneira", disse Roland Sallai. “Fazemos figas para que ele possa regressar rapidamente. Queríamos vencer por ele e dedicamos a vitória a ele", acrescentou o jogador.

Tópicos: Euro2024, Hungria, Futebol