Iúri Leitão e Rui Oliveira sagraram-se este sábado campeões olímpicos de ciclismo de pista na modalidade de madison.
Com este resultado, Iúri Leitão torna-se no primeiro atleta português a vencer duas medalhas numa edição de Jogos Olímpicos. Já Rui Oliveira conquista a primeira medalha na sua estreia no ciclismo de pista.
A prova, que é corrida a pares (como uma estafeta), tem sprints intermédios que valem 5 pontos para o primeiro classificado, se os ciclistas derem voltas de avanço conquistam 20. No final da prova, Portugal somou 55 pontos, contra 47 da Itália e 41 da Dinamarca, cujos ciclistas fecharam o pódio.
No final, Iúri Leitão assumiu ainda estar a digerir a medalha de prata conquistada na passada quinta-feira e, este sábado, admitiu, "não estava no melhor" e que tinha falado com Rui Oliveira sobre isso. O foco, combinaram, seria a tática, "um dos pontos fortes" da dupla. "Depois de tanto sofrimento, chegar aqui parece um sonho", afirmou o ciclista da Caja Rural.
Rui Oliveira acrescentou que a dupla talvez "não estivesse nos sete favoritos". A tática, explicou, "foi aumentar o desgaste" dos oponentes e, com isso, a parte final da corrida foi favorável à dupla portuguesa.
Em reação à conquista, Luís Montenegro -- que esteve na arena -- afirmou que "a corrida foi inteligente e excecional". No final da prova, o primeiro-ministro admitiu que gritou, saltou e berrou na bancada. Além disso, o chefe de Governo revelou ainda que os dois ciclistas lhe pediram para "não desistir" dos apoios ao ciclismo de pista e para o desporto nacional, para que "se possa atingir este nível, absolutamente excecional".
Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou um "enorme orgulho" nos campeões olímpicos de madison.
"É com um sentimento de enorme orgulho, contentamento e satisfação que o Presidente da República felicita efusivamente os ciclistas Iúri Leitão e Rui Oliveira pela brilhante conquista da medalha de ouro na prova de madison, nos Jogos Olímpicos Paris2024, o sexto título olímpico e o primeiro do ciclismo na história de Portugal", pode ler-se numa mensagem divulgada pouco depois da conquista olímpica.
Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, "os campeões olímpicos venceram uma prova de extrema qualidade, cuja emoção deixou todos os portugueses sem fôlego", e confirmou "o excelente percurso e elevado nível desportivo alcançado", valorizando o ciclismo e o desporto nacional.
Lembra ainda o Presidente da República que Leitão, que foi vice-campeão olímpico do omnium dias antes, é o primeiro desportista português a vencer duas medalhas em Jogos Olímpicos numa mesma edição, "um patamar desportivo apenas reservado a poucos".
"O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa envia um forte abraço de parabéns aos ciclistas por esta marca inesquecível do desporto nacional, alicerçada num espírito vencedor e extraordinários méritos desportivos que enchem de orgulho os portugueses", acrescenta o texto.
Com Lusa