Óbito
18 agosto 2024 às 11h22
Leitura: 2 min

Morreu Ana Faria, criadora dos projetos de música infantil Queijinhos Frescos e Onda Choc

Referência da música infanto-juvenil dos anos 1980, a cantora morreu no sábado, com 74 anos.

A cantora Ana Faria, criadora de projetos de música infanto-juvenil como Queijinhos Frcos e Onda Choc, que foram referência nos anos 1980, morreu este sábado.

A informação foi avançada pelo marido, parceiro das suas aventuras musicais, Heduíno Gomes, numa publicação no Facebook acompanhada de uma fotografia do álbum de Ana Faria "Pedaço de Céu" lançado em 1986.

Ana Faria tornou-se conhecida no programa Zip Zip no final da década de 1960, mas foi em 1982 que saltou para a fama com o disco "Brincando aos Clássicos", em que interpretava sinfonias clássicas de compositores como Beethoven ou Mozart. A canção "Luís" ainda hoje faz parte do imaginário dessa geração.

Com ela, no coro, estavam crianças, entre as quais os seus filhos: João, Nuno e Pedro Faria Gomes, os quais viriam depois a integrar os Queijinhos Frescos.

Esse foi um dos seus grandes êxitos, bem como, anos mais tarde, os Ministars e os Onda Choc, grupos constituídos por adolescentes que adaptavam grandes sucessos internacionais da época.

Como lembrou Hedoíno Gomes ao DN em 2019, as letras destes projetos eram de Ana faria, mas era ele que estava por trás de tudo, tratando do repertório, dirigindo a gravação e os castings e até fazendo as fotografias para as capas dos discos.

Tópicos: Ana Faria, Óbito