O Presidente da República já marcou a audiência com os subscritores do manifesto que defende uma reforma na Justiça. O encontro irá acontecer na próxima quarta-feira, às 19.30, sabe o DN.
Segundo confirmou ao DN fonte do grupo, Marcelo Rebelo de Sousa irá receber uma delegação dos subscritores do manifesto, que já tem mais do que as 50 assinaturas iniciais. Rui Rio será um dos que estarão presentes.
A petição, inicialmente conhecida como "Manifesto dos 50", defende uma reforma do setor judicial. No texto, consideram que "a Justiça funciona quase inteiramente à margem de qualquer escrutínio ou responsabilidade democráticos, apesar de ser constitucionalmente administrada em nome do Povo".
Rui Rio, ex-líder do PSD, tinha afirmado que a receção em Belém serviria para "apresentar e debater o documento, para que este possa constituir-se como elemento base para a reforma da Justiça".
"O Manifesto dos 50 é para ter continuidade, não é um papel que se lançou e acabou", acrescentou Rui Rio. Este manifesto, disse o ex-líder social-democrata, é liderado por um "núcleo duro", composto por nomes como Maria de Lurdes Rodrigues, Ferro Rodrigues, David Justino, Vital Moreira, Paulo Mota Pinto, Mónica Quintela, Augusto Santos Silva e Daniel Proença de Carvalho.
Em reação a este documento, o Ministério da Justiça disse estar "muito preocupado" com a situação no setor, desde as greves à falta de investimento.