O eurodeputado eleito pela Iniciativa Liberal retirou a candidatura à liderança do grupo parlamentar Renovar a Europa (Renew Europe), depois de na tarde desta segunda-feira, tarde ter anunciado que “após ponderada reflexão e depois de contactos com numerosas delegações”, desafiaria a liberal francesa Valérie Hayer.
Numa brevíssima nota, divulgada em Bruxelas, João Cotrim de Figueiredo anuncia agora que decidiu “não avançar” com a candidatura, por “várias delegações” não lhe darem o apoio requerido.
“Após a retirada de apoio por várias delegações à última hora, decidi não avançar com a minha candidatura à presidência do Renew Europe”, afirma no curto comunicado.
No entanto, o deputado afirma que “durante este período”, teve “discussões frutíferas e francas com a atual presidente do grupo, Valérie Hayer”. Na conversa, assumiram a necessidade de responder “às indicações” resultantes das eleições, que determinaram uma perda de lugares para a família liberal no Parlamento Europeu.
“Concluímos que partilhamos uma preocupação comum sobre a necessidade de fazer evoluir o Renew Europe em resposta às indicações fornecidas pelos recentes resultados eleitorais”, afirma Cotrim de Figueiredo, referindo-se à conversa com Valérie Hayer.
“Com isto em mente, decidi apresentar a minha candidatura a uma das vice-presidências do Renew Europe, para poder contribuir, na medida das minhas capacidades, para o fortalecimento do grupo”, afirmou.