O lendário empresário e apresentador de televisão brasileiro Silvio Santos morreu na manhã deste sábado, informou o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), do qual foi fundador e era proprietário.
Santos tinha 93 anos e estava internado num hospital privado na cidade de São Paulo desde o início deste mês, após ter sido diagnosticado com uma infecção por H1N1. O brasileiro chegou a ter alta, passou dois dias em casa, mas regressou ao hospital.
Silvio Santos era o nome artístico de Senor Abravanel, um carioca filho de judeus imigrados no Brasil. Desde cedo, tinha talento para lidar com o público. Trabalhou como "camelô" nas ruas, um tipo de vendedor ambulante popular no Brasil, e entrou na comunicação a fazer locuções para rádio.
Na televisão, após estrear programas em canais já existentes, adquiriu uma consessão nacional e fundou o SBT, rede que se tornou uma das líderes de audiência do país e que rivaliza diretamente com a Rede Globo.
O Programa Silvio Santos, que apresentava desde 1963, é um marco na televisão nacional. Com bordões como as frases "quem quer dinheiro?!", "vem pra cá, vem pra cá", o comunicador conquistou um público fiel e era uma referência no mundo da comunicação brasileira.