Euro2024 (veja aqui os golos)
22 junho 2024 às 15h57
Leitura: 4 min

República Checa perdoa reviravolta em empate histórico para Geórgia

Mikautazdze marcou para Geórgia de grande penalidade na primeira parte. Patrik Schick empatou no segundo tempo.

A República Checa desperdiçou este sábado várias ocasiões para operar a reviravolta face à Geórgia (1-1), seleção que pontuou pela primeira vez num Campeonato da Europa de futebol, em desafio da segunda jornada do Grupo F do Euro2024.

Derrotada por Portugal na terça-feira (2-1), a seleção checa atacou mais e dominou quase sempre no Volksparkstadion, em Hamburgo, à exceção do último quarto de hora da primeira parte, período em que a seleção do Cáucaso se adiantou no 'marcador', num penálti cobrado por Georges Mikautadze, aos 45+4 minutos.

Os checos empataram por Patrik Schick, aos 59 minutos, e falharam pelo menos quatro oportunidades na última meia hora, antes de a Geórgia desperdiçar uma ocasião flagrante no último lance do jogo.

Pela primeira vez presentes num Campeonato da Europa, os georgianos ocupam o quarto e último lugar do grupo, com um ponto, tal como a seleção da Europa Central, quando lhes resta disputar uma jornada.

A República Checa apareceu em Hamburgo com atração pela baliza e forçou o guarda-redes Mamardashvili a opor-se ao remate de David Jurasek, lateral esquerdo do Benfica que foi novidade no 'onze', e às duas tentativas de Patrik Schick, nos primeiros três minutos.

Depois de 30 minutos de supremacia checa, com um golo anulado a Hlozek pelo meio, aos 22, por mão na bola, a seleção do Cáucaso afastou a pressão contrária, encontrou caminhos para chegar à área e beneficiou de uma grande penalidade, na sequência de um lance em que Kashia obrigou Stanek a uma defesa apertada, aos 45+2 minutos.

O árbitro germânico Daniel Siebert recorreu ao videoárbitro para confirmar a mão de Hranac, defesa central já protagonista nos dois golos de Portugal aos checos, na terça-feira, antes de Mikautadze converter o castigo máximo e marcar pela segunda vez no Campeonato da Europa.

A República Checa foi pronta a reagir, com Schick a perder novo duelo com Mamardashvili, aos 45+5 minutos, antes da Geórgia se organizar como uma 'muralha defensiva' após o intervalo e de se lançar para o contra-ataque assim que tinha espaço, como aconteceu ao minuto 56, com Mekvabishvili a atirar ao lado.

Em desvantagem, o selecionador Ivan Hasek remodelou a sua equipa aos 55 minutos, ao trocar Cerny e Hlozek por Matej Jurasek e Lingr, médio que cabeceou ao poste, antes da recarga do ponta de lança do Bayer Leverkusen para o empate.

Abalada pelo golo sofrido, a seleção orientada por Willy Sagnol continuou recuada, mas perdeu rigor defensivo, e viu os checos ameaçarem a reviravolta em cabeceamentos de Krejci, ao minuto 61, e de Chytil, aos 77, e em pontapés de Matej Jurasek, aos 66, e de Lingr, aos 78.

A seleção de Ivan Hasek prolongou o cerco à área contrária, mas perdeu discernimento nos minutos finais e viu a Geórgia falhar o triunfo por centímetros no último lance, quando Lobjanidze atirou por cima, isolado, na conclusão de um contra-ataque.