Canoagem
07 agosto 2024 às 09h46
Leitura: 2 min

Fernando Pimenta vence eliminatória e já está nas meias-finais de K1 1000

Canoísta de Ponte de Lima começou a sua caminhada em busca de se tornar o primeiro português a conquistar três medalhas olímpicas, depois da prata em K2 1.000 em Londres2012, ao lado de Emanuel Silva, e do bronze em K1 1.000 em Tóquio2020.

Fernando Pimenta apurou-se para as meias-finais com o primeiro lugar da sua série dos K1 1000 metros, tendo concluído a prova em 3:29:76.

O bielorrusso Kravets, a competir sob bandeira neutra, também segue para as meias-finais, ao conseguir o segundo lugar.

No Estádio Náutico Vaires-sur-Marne, o canoísta de Ponte de Lima começou a sua caminhada em busca de se tornar o primeiro português a conquistar três medalhas olímpicas, depois da prata em K2 1.000 em Londres2012, ao lado de Emanuel Silva, e do bronze em K1 1.000 em Tóquio2020.

"Queria passar direto. Nunca tinha competido contra o atleta bielorrusso (Kravets) e o norte-americano (Ecker). Estava um bocadinho ansioso por começar a competição. Apoio dos portugueses fez-me chorar antes de começar a prova. Vieram-me as lágrimas aos olhos. Depois tentei focar-me ao máximo na minha prova", afirmou aos microfones da RTP.

"Está uma pista bastante rápida, com alguma instabilidade. Fiz uma boa prova e agora é descansar para fazer uma boa semifinal no sábado", vincou, considerando o tempo que fez razoável.

Sobre uma eventual terceira medalha em Jogos Olímpicos, diz sentir-se honrado por os portugueses esperarem muito dele, mas salientou que a concorrência é pesada.