Decisão foi anunciada antes do GP da Catalunha
23 maio 2024 às 15h07
Leitura: 2 min

"Chegou a altura de deixar as motas". Aleix Espargaró anuncia final de carreira no MotoGP

O espanhol, de 34 anos, considera que ainda consegue ser competitivo, mas prefere afastar-se para "ficar mais tempo com a família".

O piloto espanhol Aleix Espargaró anunciou esta sexta-feira que vai "deixar as motas" no final da temporada. O espanhol, que corre pela Aprilia, fez o anúncio no circuito de Montmeló, junto a Barcelona, onde se realiza o Grande Prémio deste fim de semana.

Numa conferência de imprensa excecional, o espanhol, de 34 anos, afirmou que "chegou a altura de deixar as motas" a tempo inteiro e "não podia escolher um sítio melhor para anunciar esta decisão, que não o circuito" onde cresceu.

No ano passado, o piloto natural de Granollers (localidade nos arredores do circuito) venceu o Grande Prémio da casa.

"O corpo diz-me que ainda sou competitivo e que consigo lutar por posições na grelha de partida, mas o coração diz que preciso parar e ficar mais tempo com a família", afirmou. 

O piloto, que corre com o número 41, não fechou no entanto a porta a uma eventual competição em part time. Mas, para já, a decisão é a de sair de cena no final da época de MotoGP.

Aleix Espargaró está na categoria rainha do motociclismo desde 2009. Apesar de ter corrido em equipas satélite da Ducati e da Yamaha, o período de maior sucesso aconteceu ao serviço da Aprilia. Ao todo, conseguiu vencer três corridas, fez cinco pole positions e 11 pódios.