Seleção nacional
15 março 2024 às 12h37
Leitura: 6 min

Das estreias à fuga de Galeno e à lesão de Pote. Martínez aponta Portugal como candidato no Euro2024

Francisco Conceição e Jota Silva podem estrear-se. Trincão e Diogo Leite também estão entre os 32 jogadores chamados para os particulares com a Suécia (dia 21) e a Eslovénia (dia 26).

A três meses do arranque do Euro2024 (14 de junho a 14 de julho), Roberto Martínez espera tirar dúvidas e “melhorar a lista final” que irá representar Portugal. Para isso, chamou hoje 32 jogadores para o duplo compromisso de preparação da seleção nacional frente a Suécia (dia 21, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães) e a Eslovénia (26, em Liubliana).

Uma lista alargada com duas estreias absolutas (Jota Silva e Francisco Conceição, respetivamente jogadores do V. Guimarães e FC Porto) onde ainda caberiam mais três ou quatros jogadores - Diogo Jota, Pedro Neto, Ricardo Horta e Pedro Gonçalves, todos lesionados -, mas onde não consta o portista Galeno, que esta semana optou por representar o Brasil.

“Não me arrependo de não o ter convocado. Os jogadores precisam de querer jogar pela seleção, de ter o coração na seleção. Representar o povo português é especial. Acompanhámos o Galeno durante o último ano, mas agora temos de respeitar a sua decisão. Ele quer jogar pelo Brasil e respeitamos. Desejo-lhe o melhor”, afirmou Roberto Martínez, depois de revelar os eleitos para o duplo compromisso de Portugal.

Pote é que continua azarado. O médio do Sporting lesionou-se no jogo de quinta-feira com a Atalanta, para a Liga Europa, e voltou a ficar fora da lista. “O Pedro Gonçalves está a ter uma época espetacular, com 16 golos e 13 assistências. Teve um momento de muito azar e a lesão chega num momento muito difícil. As lesões fazem parte da vida do jogador e sei que ele vai voltar ainda mais forte. Tinha todas as condições para estar neste estágio”, confessou o selecionador nacional, que destacou a chamada de Jota Silva (V. Guimarães), “um jogador diferente, duro e competitivo, que está num momento muito bom e merece estar equipa”.

O extremo vimaranense mostrou-se “muito contente” por ter oportunidade para “cumprir um sonho”. O que pode acontecer precisamente no Estádio D. Afonso Henriques, casa do V. Guimarães: “Não podia pedir um sítio melhor para me estrear, caso aconteça.” Jota só espera saber lidar com a ansiedade e o nervosismo até ao dia da concentração. 

Atletas divididos em 3 grupos

“A ideia é termos a máxima informação possível para criar uma equipa equilibrada para o Europeu. É isso que vamos fazer com a Suécia e Eslovénia. Vamos dar oportunidades a todos os jogadores para mostrarem o que podem trazer à seleção. Vamos trabalhar taticamente as várias soluções. Temos muitas opções para executar conceitos táticos diferentes e isso, para um treinador é muito bom”, afirmou Martínez, explicando como irá dividir os 32 atletas. “Vamos ter jogadores que vão participar nos dois jogos. Depois, haverá um grupo que estará só no primeiro jogo e outro no segundo jogo”, disse o técnico espanhol, que irá manter os três guarda-redes o estágio todo. E como os jogadores ainda vão jogar pelos clubes no fim de semana, só segunda-feira o técnico irá dividir a lista e convocar 23 ou 24 para o primeiro duelo, com a Suécia de Viktor Gyökeres.

O selecionador anunciou ainda que existe a possibilidade da lista final de convocados para o Euro2024 passar de 23 para 25 ou 26 jogadores, decisão essa que poderá ser conhecida e formalizada pela UEFA a 8 de abril. E assumiu que há sete candidatos a vencer o Euro2024: “Não há favoritos. França, Inglaterra, Bélgica, Espanha estão entre os candidatos, assim como Alemanha, Itália... e Portugal também.”

A seleção nacional terá ainda outros três encontros de preparação antes da participação no Campeonato da Europa, todos em junho: com a Finlândia, no Estádio José Alvalade, a Croácia, no Estádio Nacional, e a Rep. Irlanda. 

Eis a lista de convocados de Roberto Martínez:

Guarda-redes

Diogo Costa (FC Porto)
Rui Particio (AS Roma)
José Sá (Wolverhampton)

Defesas

João Cancelo (Barcelona)
Nélson Semedo (Wolverhampton)
Diogo Dalot (Manchester United)
João Mário (FC Porto)
Pepe (FC Porto)
Rúben Dias (Manchester City)
António Silva (Benfica)
Danilo Pereira (Paris SG)
Gonçalo Inácio (Sporting)
Toti Gomes (Wolverhampton)
Diogo Leite (Union Berlim)
Nuno Mendes (Paris SG)
Raphaël Guerreiro (Bayern Munique)

Médios
João Palhinha (Fulham)
Rúben Neves (Al Hilal)
João Neves (Benfica)
Otávio (Al Nassr)
Vitinha (Paris SG)
Bruno Fernandes (Manchester United)
Matheus Nunes (Manchester City)
Bernardo Silva (Manchester City)

Avançados
Francisco Conceição (FC Porto)
Jota Silva (V. Guimarães)
Francisco Trincão (Sporting)
Bruma (Sp. Braga)
João Félix (Barcelona)
Rafael Leão (AC Milan)
Cristiano Ronaldo (Al Nassr)
Gonçalo Ramos (Paris SG)