Frio de volta
23 fevereiro 2024 às 08h35
Leitura: 5 min

Neve suspende aulas em Montalegre e corta estradas na Serra da Estrela

O IPMA emitiu na quinta-feira avisos de queda de neve para 10 distritos do continente.

Os transportes escolares estão suspensos esta sexta-feira em Montalegre devido à queda de neve, deixando em casa cerca de 600 alunos, disse fonte o comandante dos bombeiros.

"Foi decidido, por volta das 07:00, não haver aulas, porque ainda continuava a nevar com alguma intensidade em algumas zonas mais altas, onde a possibilidade de os autocarros saírem era praticamente nula", afirmou à agência Lusa Miguel Monteiro.

O responsável disse que as estradas do concelho estão transitáveis, mas foi uma decisão tomada por "mera precaução e segurança" porque se trata de grandes autocarros, que têm mais dificuldade em circular.

Esta sexta-feira, sem aulas ficam cerca de 600 alunos da escola secundária Doutor Bento da Cruz, a escola secundária do Baixo Barroso e escolas Básicas de Montalegre, Salto e Cabril, bem como para a Cooperativa de Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão (CACI) Montalegre.

O comandante disse que no terreno estão quatro limpa-neves nas zonas mais altas do concelho, quer em Pitões das Júnias, quer em Padornelos, junto à serra do Larouco, estando mais dois a atuar nas artérias da vila.

Outras equipas estão a espalhar sal pelas estradas.

Em comunicado a Proteção Civil Municipal de Montalegre disse que a "evolução do estado do tempo está a ser acompanhada em permanência, sendo que as corporações de bombeiros do concelho (Montalegre e Salto), bem como as equipas camarárias, estão no terreno para o mais rapidamente possível, repor as condições de segurança para a normal circulação nas vias, assegurando a mobilidade de todos".

Estradas encerradas na Serra da Estrela

As estradas do maciço central da serra da Estrela estão encerradas ao trânsito devido à queda de neve, disse à agência lusa fonte da proteção civil.

Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela, a neve que começou a cair ao início da noite de quinta-feira obrigou ao corte dos troços números 1 (Portela do Arão - Lagoa Comprida), 2 (Lagoa Comprida -- Sabugueiro), 11 (Piornos -- Torre), 12 (Torre -- Torre) e 13 (Torre - Lagoa Comprida).

A mesma fonte referiu que durante a noite foi também encerrado o troço número 9 que liga Piornos a Manteigas, no distrito da Guarda.

As previsões apontam para a continuação de queda de neve durante o dia.

Alertas do IPMA

O IPMA emitiu na quinta-feira avisos de queda de neve para 10 distritos do continente.

Os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Castelo Branco, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso amarelo até às 09:00 de sábado, devido à previsão de queda de neve acima dos 800 metros, com acumulação acima de 1000 metros.

O IPMA prevê pelo menos até ao fim de semana períodos de chuva, que pode ser forte, descida das temperaturas, agitação marítima e vento forte devido à passagem de uma superfície frontal fria.

Por causa das previsões meteorológicas, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou na quinta-feira para a possibilidade de inundações, quedas de árvores e acidentes rodoviários devido às previsões de chuva, neve, vento e agitação marítima para os próximos dias.

A ANEPC alerta que é expectável piso rodoviário escorregadio, devido à acumulação de gelo, neve e formação de lençóis de água, bem como queda de neve em áreas e altitudes "onde habitualmente não se verifica".

Em comunicado, a proteção alertou igualmente para possíveis inundações "nos locais historicamente mais vulneráveis" e em zonas urbanas e recomendou à população medidas preventivas.