Eleito presidente do Conselho Europeu
28 junho 2024 às 11h17
Leitura: 3 min

Bruxelas. Terminou a reunião de António Costa com Kallas e Von der Leyen

António Costa foi eleito presidente do Conselho Europeu pelos 27, esta quinta-feira, depois de um debate rápido entre os 27.

O presidente eleito do Conselho Europeu, António Costa, esteve reunido, em Bruxelas, com a atual presidente da Comissão Europeia, agora reconduzida no cargo, Ursula von der Leyen, e com a primeira-ministra da Estónia, Kaja Kallas, nomeada para o cargo de Alta Representante para a Política Externa.

O encontro durou 19 minutos. Os três trocaram cumprimentos, “muito sorridentes”, e com “abraços e felicitações”, seguindo depois para uma breve reunião à porta fechada, apurou o DN, junto de fonte europeia, 

António Costa aterrou na capital belga às 15h19, vindo de Lisboa. O futuro presidente do Conselho Europeu tinha chegada à cidade que acolhe as principais instituições comunitárias, prevista para a manhã desta sexta-feira. Porém, tendo em conta o cancelamento de última hora do primeiro voo do dia, na ligação entre Lisboa-Bruxelas, o presidente eleito do Conselho Europeu chegará à capital belga às 15h10.

A breve reunião desta tarde tratou-se do primeiro momento de contacto presencial entre as três personalidades já confirmadas pelos líderes europeus para os cargos institucionais na União Europeia. Espera-se um encontro breve.

Ursula von der Leyen viaja pouco depois da chegada de António Costa a Bruxelas, por essa razão o encontro foi marcado no aeroporto, numa sala VIP, escolhida de propósito para assinalar o momento.

A coreografia da reunião, além da natural troca de felicitações entre os três, houve tempo para uma breve troca de palavras. Será depois tirada uma fotografia dos três escolhidos pelos líderes europeus.

A decisão sobre o conjunto dos cargos institucionais foi alcançada na noite de quinta-feira, durante o jantar dos 27. O acordo foi fechado com pouco mais de meia hora de debate.

Uma parte do acordo tem ainda de ser votada pelos eurodeputados, o que deverá acontecer já na próxima sessão plenária de Estrasburgo, que decorre de 15 a 18 de Julho. É nessa altura que será eleita a presidente da Comissão Europeia, por voto secreto dos eurodeputados. E é também nessa sessão plenária que será eleita a presidente do Parlamento Europeu, dando a confirmação que falta aos nomes de Ursula von der Leyen, no caso da Comissão, e de Roberta Metsola, no caso do Parlamento Europeu.

Notícia atualizada às 14.55.