Japão
02 janeiro 2024 às 14h14
Leitura: 4 min

Tudo o que se sabe sobre o acidente no aeroporto de Tóquio que fez cinco mortos

O avião da Japan Airlines aterrou no aeroporto internacional do Japão esteve em chamas numa das pistas do aeroporto internacional de Tóquio, mas todos os passageiros e tripulação conseguiram sair do aparelho. Colidiu com uma aeronave da Guarda Costeira, onde seguiam seis pessoas, cinco das quais morreram.

Avião em chamas na pista do aeroporto de Tóquio

As primeiras imagens de um A-350  da Japan Airlines surgiram nos ecrãs das televisões na manhã desta terça-feira ainda sem muita informação, mas mostravam um avião comercial totalmente em chamas, após ter aterrado no aeroporto internacional de Haneda, em Tóquio. O incêndio de grandes proporções mobilizou vários meios de socorro. 

Todas as pessoas que seguiam a bordo, cerca de 400, foram retiradas da aeronave, dava conta a televisão NHK.

O que aconteceu?

O A-350 da Japan Airlines colidiu com um aparelho da Guarda Costeira, onde seguiam seis pessoas a bordo, cinco das quais morreram. Na operação de aterragem, o avião comercial colidiu com a aeronave que estava na pista.

Neste segundo aparelho, que já se encontrava na pista, estavam seis pessoas, cinco das quais morreram. 

A colisão entre os aviões ocorreu na pista do aeroporto de Haneda, um dos mais movimentados do Japão, pouco depois da aterragem do aparelho comercial, proveniente da ilha de Hokkaido, cerca das 18:00 locais (9:00 em Lisboa).

Todas as pistas foram encerradas.

Quem são as vítimas mortais?

As vítimas são cinco membros da Guarda Costeira japonesa. Morreram na colisão do aparelho da Guarda Costeira com o avião comercial no aeroporto internacional de Haneda de Tóquio, que obrigou à retirada de quase 400 pessoas e provocou um incêndio de grandes proporções, segundo as autoridades.

Os cinco tripulantes da aeronave da Guarda Costeira japonesa estavam desaparecidos após a colisão com um avião da Japan Airlines no Aeroporto Internacional de Tóquio, tendo apenas sobrevivido o piloto, que foi retirado do aparelho.

"O comandante [do avião da guarda costeira] conseguiu escapar", mas as outras cinco pessoas a bordo morreram, declarou o ministro dos Transportes japonês, Tetsuo Saito

Avião da Guarda Costeira, segundo a Reuters, transportava material humanitário para ajudar as vítimas do sismo de magnitude 7,6, que ocorreu na segunda-feira e fez mais de 30 mortos.

Quantas pessoas conseguiram sair do avião comercial da Japan Airlines?

Seguiam 379 pessoas a bordo do avião comercial da Japan Airlines, um Airbus-A-350, das quais oito eram crianças, segundo a AFP. Todos conseguiram sair com vida do aparelho em chamas.  367 passageiros e 12 tripulantes foram retirados em segurança. Imagens da televisão mostravam o avião inteiramente consumido pelas chamas, que bombeiros tentavam extinguir.

Imagens que começaram a ser divulgadas pelos media japoneses e a circular nas redes socias mostraram as pessoas que estavam no Airbus a sair do aparelho através da manga do avião. 

Quais as causas da colisão?

“Não estamos em condições de explicar a causa” do acidente, disse ministro dos Transportes japonês, Tetsuo Saito, citado pela AFP.

O Ministério do Território, das Infraestruturas e dos Transportes do Japão anunciou a abertura de um inquérito para determinar as causas do acidente.