Portugal-Eslovénia
02 julho 2024 às 11h14
Leitura: 4 min

BBC escreve "Misstiano Penaldo" após Ronaldo falhar penálti e gera indignação

As críticas não se fizeram esperar depois de a expressão "Misstiano Penaldo" aparecer no oráculo da emissão da BBC. "Isto é uma vergonha", lamentou ex-capitão de Inglaterra John Terry.

As lágrimas de Cristiano Ronaldo, já o jogo com a Eslovénia estava no prolongamento, ilustraram a "tristeza" do capitão da seleção após falhar um penálti. O momento deixou o internacional português inconsolável em campo e levou a BBC a escrever no oráculo da emissão televisiva de segunda-feira a expressão "Misstiano Penaldo" (num jogo de palavras entre miss - falhar - e penálti), o que gerou indignação. Portugal acabaria por ganhar no desempate por penáltis (3-0).

As críticas não se fizeram esperar e uma delas veio de John Terry. O antigo capitão de Inglaterra não poupou nas palavras. "BBC, isto é uma vergonha", escreveu o ex-internacional inglês num "story" da rede social Instagram, como noticiaram os media britânicos.

A expressão usada pela emissora britânica para descrever o penálti falhado de Ronaldo gerou mesmo uma onda de indignação entre os adeptos. "Uma lenda do futebol nunca deveria ser tratada desta forma durante o seu último Europeu", escreveu um internauta na rede social X.

De referir que, após a vitória frente à Eslovénia, o jogador português assumiu, em declarações à RTP, que este era o seu último Campeonato da Europa.

"Quer se ame ou odeie Ronaldo, isto é verdadeiramente repugnante vindo da BBC", defendeu Filipe Orlando. 

Houve até quem pedisse explicações à emissora britânica. "A BBC Sports tem de explicar por que razão desrespeitou o Ronaldo", escreveu outro adepto.

"A quantidade de ódio que o Cristiano Ronaldo recebe dos media é ridícula e, honestamente, isto é completamente despropositado por parte da BBC Sport. Um dos melhores jogadores de futebol e vocês escrevem isto? Tenham vergonha", criticou outro internauta. 

Depois de permitir a defesa de Oblak, guardião da Eslovénia, Cristiano Ronaldo chorou no relvado e foi confortado pelos companheiros de equipa. O internacional português marcou depois o primeiro penálti de Portugal, que conseguiu garantir a passagem aos quartos de final do Euro2024, num jogo em que Diogo Costa defendeu três grandes penalidades. 

"Uma tristeza inicial e uma alegria no final", disse Ronaldo no final do jogo. "São momentos inexplicáveis, que vão do oito ao 80. Durante o ano não falhei uma única vez [um penálti] e o Oblak defendeu. O mais importante é desfrutar desta passagem", frisou. 

"Quem falha é quem tenta também. Já esqueci. Às vezes é difícil marcar, já marquei mais de 200 penáltis na minha carreira. Às vezes é uma confusão, pensar se atiro para a direita, para o meio... mas no final foi justo", acrescentou o capitão da seleção nacional, após um jogo de emoções fortes que garantiu a presença de Portugal nos quartos de final, em que vai defrontar, na sexta-feira, a França.