Segurança
30 junho 2024 às 22h28
Leitura: 3 min

EUA elevam nível de alerta para as suas bases militares na Europa

As bases americanas, localizadas por vários pontos da Europa, foram elevadas para o nível de alerta "Charlie", o segundo mais elevado.

O exército dos Estados Unidos elevou o nível de alerta de várias bases na Europa para o seu segundo nível mais alto, informaram vários meios de comunicação norte-americanos neste domingo.

As bases americanas, localizadas por vários pontos da Europa, foram elevadas para o nível de alerta "Charlie", informaram a ABC News e a CNN, ambas citando funcionários não identificados. Segundo uma fonte militar, este nível de alerta não era acionado há pelo menos uma década.

Este nível é decretado quando "ocorre um incidente ou quando são recebidas informações que indicam a probabilidade de alguma forma de ação terrorista ou de ataque a pessoal ou instalações", afirma o exército americano no seu sítio na internet.

O nível mais elevado, "Delta", é aplicado quando já ocorreu um ataque terrorista ou quando este é "iminente".

O Comando Europeu dos EUA (USEUCOM) não confirmou a mudança de estatuto quando contactado pela AFP, referindo apenas: "continuamos vigilantes".

O Pentágono, entretanto, disse que "devido a uma combinação de factores que podem afetar a segurança dos membros do serviço dos EUA e das suas famílias estacionados no teatro de operações europeu, o Comando Europeu dos EUA está a redobrar os seus esforços para reforçar a vigilância durante os meses de verão".

Atualmente, o Departamento de Estado dos EUA aconselha os cidadãos americanos na Alemanha, onde está sediado o USEUCOM, a terem mais cuidado devido ao terrorismo.

Embora não tenha sido mencionada nenhuma ameaça específica, os países europeus têm estado em alerta máximo desde que, em março, homens armados mataram cerca de 150 pessoas nos arredores de Moscovo, num ataque reivindicado pelo grupo Estado Islâmico (EI).

A França também aumentou o seu estado de alerta antes dos Jogos Olímpicos de Paris, enquanto a Alemanha acolhe atualmente o Europeu de futebol.