Um vislumbre da cultura chinesa
19 setembro 2024 às 00h00
Atualizado em 18 setembro 2024 às 22h57
Leitura: 5 min

Yum Cha e Dim Sum: o sabor de Guangdong, Hong Kong e Macau

O Yum Cha é parte importante da cultura gastronómica tradicionail chinesa, sendo um modo de vida e um hábito social em certas regiões do sul da China. Nas casas de chá, as pessoas tomam esta bebida, enquanto comem vários petiscos, conversando e desfrutando a vida e o seu tempo de lazer.

Redação

Em Macau, as pessoas geralmente cumprimentam-se com “Dak Han Yum Cha” (literalmente traduzido com “Se tiver tempo, vamos tomar chá”). Trata-se duma saudação comum nas regiões de Guangdong, Hong Kong e Macau, no sul da China. O Yum Cha (tomar chá) é uma tradição especial que consiste em ir a uma casa de chá ou restaurante cantonês, onde se pode desfrutar de chá e Dim Sum (petiscos), enquanto se conversa e se relaxa. O chá pode ser tomado de manhã, ao meio-dia ou à tarde, sendo o da manhã o mais popular.

A cultura do Yum Cha teve origem nos Erliguan, que são estabelecimentos de chá espalhados por Guangzhou (Cantão), onde os trabalhadores braçais descansavam e bebiam chá de baixo custo. Mais tarde, oferecia-se também pão com recheio de carne, Zongzi (pastel de arroz glutinoso), e outros petiscos bons e baratos para matar a fome.

Com o passar do tempo, tomar chá com petiscos tornou-se muito popular, e os estabelecimento de chá passaram a ser muito procurados pelos chineses como locais ideais para conversar. Eis a casa de chá inicial ao estilo cantonês. Posteriormente, foram construídas casas de chá em grande escala com decorações luxuosas para satisfazer a procura de pessoas ricas e poderosas.

O que podemos comer durante o Yum Cha? Os petiscos são tradicionalmente divididos em cinco categorias, conforme o método de preparação e os sabores, nomeadamente os petiscos cozidos a vapor, os fritos, os assados (tostados), as sobremesas e a sopa.

Os petiscos cozidos ao vapor são mais comuns, e são-no em pequenas cestas de bambu para preservar os sabores originais e delicados. Os pratos clássicos incluem: o Hargow, Jiaozi com pele fina, a envolver camarões suculentos, cozidos ao vapor até se tornarem semitransparentes como cristal; o Lomaigai, que contém arroz glutinoso, carne de frango, cogumelos e outros ingredientes, embrulhados em folhas de lótus, que, quando cozido a vapor, tem o aroma da folha de lótus; e o Siumai, feito com carne de porco, camarão e cogumelos picados como recheio, embrulhado numa fina massa folhada e com um camarão no topo.

Os petiscos fritos são caracterizados  pela sua textura crocante, sendo o crepe um dos mais comuns.

A tarte de ovo cantonense é popular pela sua delícia, e é vista como um dos 4 tipos de 'Dim Sum' mais clássicos, a par do 'Siumai' ('ravioli' vertical aberto), do 'Hargow' ('jiaozi' com recheio de camarão) e do 'Chasiubao' (pão recheado com churrasco de carne de porco). FOTO: Macao Daily News

Quanto aos pratos assados, a pastel de ovo cantonense é o mais representativo, que surgiu no início do século XX em casas de chá e padarias ocidentais em Guangzhou, e é provavelmente um produto da fusão culinária da sobremesa britânica custard tart e da sobremesa tradicional cantonesa Dundan (pudim de ovo cozido a vapor).

A tarte de ovo cantonesa é semelhante ao pastel de nata, mas há algumas diferenças: a tarte cantonesa tem uma massa folhada típica dos doces chineses. Usa-se a banha, em vez da manteiga, e menos açúcar. Com a exclusão do creme, a superfície queimada não apresenta as manchas de cor âmbar típicas dos pastéis de nata de Portugal.

Entre as sobremesas, as mais famosas são o Yangzhiganlu - uma refrescante mistura de manga, sago, leite de coco e polpa de toranja -, e o Leite de pele dupla, que, feito com leite, clara de ovo e açúcar, é cremoso e suave.

No que diz respeito à sopa de arroz, a que leva Songhuadan (ovo preservado) e carne magra é a mais popular e saborosa.

Em Guangdong, Hong Kong e Macau, o 'Yum Cha' não é simplesmente uma refeição matinal, mas também um estilo de vida e uma forma de convívio social. FOTO: Macao Daily News

O Yum Cha já faz parte da vida quotidiana das pessoas em Guangdong, Hong Kong e Macau, sendo uma forma importante de saborearem  petiscos em encontros familiares e com amigos, e desfrutarem os seus tempos livres.

Hoje em dia, há muitos restaurantes cantoneses que servem Dim Sum em cidades portuguesas, como Lisboa e Porto. Se já experimentaram Hot Pot picante e pratos chineses comuns, como a massa frita de carne de vaca e o arroz frito, não deixem de provar Dim Sum cantonês, que inclui uma variedade de petiscos que satisfazem os diferentes gostos de qualquer pessoa. Talvez seja a melhor forma de conhecer a vida quotidiana dos habitantes de Guangdong, Hong Kong e Macau, e a sua cultura gastronómica.

Se tiverem interesse pela cultura chinesa, sintam-se à vontade para deixar os vossos comentários através do e-mail: contato.cultchina@gmail.com.

INICIATIVA DO MACAO DAILY NEWS