Se a localização do restaurante não é das mais óbvias, o nome de um dos dois chefs, Vítor Matos, que está à frente do restaurante 2Monkeys dá indicações daquilo que nos fazem chegar ao prato. Mas vamos por partes. O Torel Palace Lisbon fica na Rua Câmara Pestana, localizado numa das colinas da cidade (perto do Jardim do Torel) com entrada por um discreto portão que não deixa antever a vista privilegiada do hotel sobre a cidade. A mesma vista levou-o à distinção, em agosto de 2023, como Hotel com Melhor Vista em Portugal pelos prémios internacionais Haute Grandeur Global Awards.
O Torel, que para além de quartos tem apartamentos, foi inaugurado em 2013 e divide-se dois palacetes históricos datados de 1902 e 1904, um edifício moderno de apartamentos e, desde outubro de 2023, integra ainda o Lavra Palace - um palacete secular que é monumento nacional. Além disso, tem dois restaurantes com conceitos distintos: o descontraído Black Pavilion e o 2Monkeys - o objetivo destas linhas.
O hotel faz parte do Grupo Torel Boutiques que, no Porto, tem mais três unidades: Torel Avantgarde, Torel 1884 e o Torel Palace Porto. E é neste último que encontramos o restaurante Blind, o poiso principal de Vítor Matos, o chef que agora divide a criatividade gastronómica do 2Monkeys com o jovem chef Francisco Quintas. Vítor Matos tem no seu percurso, feito entre Portugal e Suíça, uma estrela Michelin - quando estava no restaurante Largo do Paço, em Amarante e outra, atual, no restaurante Antiqvm, também no Porto. Em 2003 recebeu a distinção Chefe Cozinha do Ano e, entre outros, o prémio Chefs de l’Avenir da Academia Internacional de Gastronomia, em Paris, recebido em 2011.