Esta é também uma grande notícia para o clube algarvio, que em 114 anos vê pela primeira vez um jogador dos seus quadros ser chamado à seleção A portuguesa. Ricardo Velho, que está desde 2020 no clube de Faro, e que nunca sequer tinha sido chamado às seleções jovens, fez a sua formação no Sp. Braga, mas nunca jogou pela equipa principal dos arsenalistas.
Martínez, entretanto, falou num novo ciclo da seleção nacional, com vários jovens a baterem à porta, e que por isso a escolha torna-se mais difícil. É o caso do sportinguista Daniel Bragança.
“Acho que é mais difícil agora a escolha de 23 ou 26 jogadores porque temos mais para acompanhar. Gedson Fernandes, Florentino, Daniel Bragança, Händel, Eduardo Quaresma, Francisco Moura. Há um grupo de jogadores que está a bater na porta da seleção e trazem uma energia e um entusiasmo diferente”, disse o selecionador.
Apesar de estar convocado, Gonçalo Inácio vai ser reavaliado pelo departamento médico da seleção, pois o Sporting anunciou que o jogador está lesionado.
A seleção das quinas vai defrontar a Polónia no dia 12 de outubro, em Varsóvia, jogando três dias depois frente à Escócia, em Glasgow, ambas as partidas com início marcado para as 19:45 (horas em Lisboa).
Portugal lidera o Grupo A1 com seis pontos, depois de vencer em casa a Croácia e a Escócia nas duas primeiras jornadas, ambas por 2-1, numa edição em que os dois primeiros de cada grupo se apuram para os quartos de final.
A Croácia está em segundo, com três pontos, os mesmos da Polónia, enquanto a Escócia é última, ainda a zero.
Portugal conquistou a primeira edição da Liga das Nações, em 2019, tendo depois falhado a qualificação para a 'final four' em 2020/21 e 2022/23.
nuno.fernandes@dn.pt