A circulação rodoviária da Avenida AEP que liga os concelhos de Matosinhos e Porto esteve cortada, junto aos acessos ao Norte Shopping, devido à queda de uma árvore, provocada pelo temporal, disse à Lusa fonte da proteção civil. A região Norte é uma das mais afetadas pelo mau tempo devido à passagem tempestade Kirk.
A circulação na Avenida AEP já foi restabelecida, mas este foi apenas um dos casos que contribuiu para a situação "caótica" que se está a viver na zona do Grande Porto, sobretudo no que respeita a quedas de árvores, que de acordo com as fontes contactadas pela Lusa, estão a mobilizar todos os meios disponíveis para acorrer a tantas situações.
Em declarações à Lusa, fonte da Câmara do Porto disse que, além das árvores que caíram, foi necessário proceder de forma preventiva ao corte de outras para evitar maiores danos.
Foi o que aconteceu, por exemplo, na Rua Sá da Bandeira, na Rua Guerra Junqueiro ou na Avenida Fernão de Magalhães.
No total, os Sapadores Bombeiros do Porto registaram mais de 90 saídas durante toda a madrugada e início da manhã.
São sobretudo árvores que caiem e outras estruturas que se soltam devido às fortes rajadas de vento, que estão a provocar danos materiais, nomeadamente em viaturas estacionadas e em postos de eletricidade.
No concelho de Vila Nova de Gaia, por exemplo, "não há freguesia onde não haja homens a trabalhar" devido ao mau tempo.
Fonte da proteção civil de Gaia disse que nalgumas zonas do concelho, nomeadamente da Avenida dos Descobrimentos, em Gaia, por exemplo, uma árvore caiu em cima de um posto de abastecimento de eletricidade, estando aguardar-se a chegada do piquete da EDP.
Em Matosinhos, Vila do Conde, Maia e Porto, a situação é idêntica, muitas árvores caídas, estando a prever-se "o caos" na circulação do trânsito durante o dia, devido sobretudo às árvores e ramos que caem para a via pública.