Liga Europa
11 abril 2024 às 14h43
Leitura: 4 min

Acabou o impasse. Adeptos do Benfica podem estar em Marselha e franceses na Luz

A situação foi desbloqueada a pedido do ministro Gérald Darmanin. E também o Benfica voltou atrás na decisão, pelo que hoje no jogo estarão adeptos do clube francês.

Os adeptos do Benfica não serão proibidos de se deslocarem a Marselha na próxima semana, em 18 de abril, informou esta quinta-feira à AFP o gabinete do ministro da Administração Interna francesa, Gérald Darmanin. Na sequência desta informação, também o Benfica voltou atrás e vai permitir esta noite os adeptos franceses de assitirem ao jogo na Luz. 

"O objetivo do Sport Lisboa e Benfica, em todos os momentos, foi sempre o de salvaguardar os direitos dos seus adeptos e poder contar com o seu imprescindível apoio à equipa no Estádio Velódrome. Em face da autorização da presença de adeptos do Benfica em Marselha, também os adeptos do Marselha estão autorizados a marcar presença no jogo desta 1.ª mão dos quartos de final da Liga Europa, passando a ser válidos os ingressos por eles adquiridos. Benfica, Marselha e UEFA estiveram em contacto e em sintonia, desde o primeiro momento, por forma a encontrar uma solução que melhor defendesse o futebol", informou o clube da Luz.

"A pedido de Gérald Darmanin, não haverá proibição na deslocação de adeptos do Benfica a Marselha, em 18 de abril", indicou antes o gabinete do ministro, já depois da reação do emblema lisboeta e quando adeptos franceses manifestavam estar a caminho de Lisboa.

A informação do gabinete surgiu a poucas horas do jogo de hoje da primeira mão dos quartos de final da Liga Europa de futebol entre Benfica e Marselha (20:00), no Estádio da Luz, em Lisboa, e depois de o clube português ter também vetado a presença de adeptos franceses, em resposta a uma medida igual dos franceses. Situação entretanto invertida após o anúncio das autoridades francesas. 

Rui Costa, presidente do Benfica, também se pronunciou sobre o final desta polémica, depois de um almoço com o presidente do Marselha. "Infelizmente, quer o Benfica quer o Marselha foram metidos numa teia em que poucas soluções tínhamos, mas trabalhámos em conjunto para chegar a este desfecho. O futebol sem adeptos não faz sentido e menos sentido faz quando se tratam de duas equipas que mantêm um bom relacionamento e com a dimensão que têm a nível mundial", disse.

Na terça-feira, o Benfica informou ter sido notificado pelas autoridades francesas quanto à proibição de adeptos seus no jogo da segunda mão, na próxima semana.

Uma situação que resultou em recomendação idêntica das forças da polícia portuguesa para com os adeptos do Marselha, que o clube acatou e decidiu anular os bilhetes já emitidos e adquiridos pelos rivais para o desafio de hoje no Estádio da Luz. Agora o problema está resolvido dos dois lados.