"Kerem, somos benfiquistas por tua causa.” Esta é apenas uma das centenas de mensagens que se podem ler nas redes sociais do Benfica, depois de Kerem Aktürkoglu ter marcado três golos na primeira parte, ajudando o Benfica a vencer o Rio Ave (5-0), no domingo, na 9.º jornada da I Liga.
As redes sociais do clube cresceram à boleia da contratação do turco, a quem chamam de Harry Potter, o feiticeiro de Izmit. As publicações do clube nas redes sociais Facebook, Instagram e X são diariamente invadidas por comentários de adeptos turcos, principalmente afetos ao Galatasaray, antigo clube de Aktürkoglu, um fenómeno muito por culpa do fanatismo dos adeptos do clube de Istambul.
Só no Instagram, Aktürkoglu é seguido por 3,2 milhões de pessoas... mais do que o total de seguidores que o Benfica tem atualmente (3 milhões), que tem agora mais cerca de 200 mil seguidores do que antes da chegada do internacional turco.
Cada publicação do camisola 17 a envolver o Benfica tem entre 225 mil a 975 mil gostos e gera centenas de comentários. Enquanto, por exemplo, uma publicação do carinho de Renato Sanches para com um jovem adepto tinha cerca de 3500 gostos e cerca de 30 comentários a meio da tarde de ontem.
O post com o vídeo dos golos do avançado tinha 51 mil visualizações e cerca de 800 comentários. Num deles, um seguidor chama mesmo “chatos” aos benfiquistas portugueses por não interagirem na troca de elogios ao turco e levou resposta: “Toscos são vocês que deixaram sair um jogador de topo quase de borla.” O avançado custou 12 milhões de euros à SAD encarnada.
O interesse dos media turcos é cada vez maior e todos os dias há notícias do Benfica. O Sports Digital é um dos que dá atenção quase diária aos encarnados e noticiou há dias que o Manchester United quer contratar Aktürkoglu e prepara uma oferta entre os 35 e os 40 milhões de euros. O impacto mediático desta contratação nas redes sociais é cinco vezes superior à do compatriota Orkun Kökçü, nascido nos Países Baixos e com carreira feita no Groningen e Feyenoord.
Onur Dincer, jornalista do Milliyet, destaca isso mesmo: "Os Media turco dão agora mais atenção ao Benfica e ao futebol português e isso deve-se aos jogadores turcos, mas principalmente ao Kerem Aktürkoglu, porque é mais popular e esteve ligado a um grande clube, o Galatasaray, que tem 30 milhões de adeptos."
Mas juntos podem ser uma mais valia financeira considerável para o emblema liderado por Rui Costa, que já negociou a venda dos direitos televisivos dos jogos do Benfica para a Turquia com o canal S Sport Plus e com a plataforma de streaming TRT Tabii, que tem um alcance global.