Agressão
21 maio 2024 às 12h42
Leitura: 2 min

BE vai apresentar queixa à PSP após ação do partido Ergue-te junto à sede nacional

Nas imagens divulgadas pela CNN Portugal é possível ver algumas pessoas na Rua da Palma, em frente à sede bloquista, com bandeiras do partido Ergue-te e um homem a ser agredido violentamente por vários cidadãos presentes na ação.

O BE anunciou esta terça-feira que vai apresentar queixa formal à PSP na sequência de uma agressão a uma pessoa durante uma concentração do partido Ergue-te junto à sede nacional bloquista, em Lisboa.

Fonte oficial do partido confirmou à Lusa a realização "de uma concentração promovida por um partido de extrema-direita", pelas 13:00 de segunda-feira, junto à sede nacional do BE.

De acordo com a CNN Portugal, esta concentração foi organizada pelo partido Ergue-te. Nas imagens divulgadas pelo canal é possível ver algumas pessoas na Rua da Palma, em frente à sede bloquista, com bandeiras do partido Ergue-te e um homem a ser agredido violentamente por vários cidadãos presentes na ação.

Nas imagens, também divulgadas nas redes sociais, é possível ver o cabeça-de-lista do partido Ergue-te às eleições europeias, o antigo juiz Rui Fonseca e Castro, a discursar perante os presentes. O antigo juiz não aparece envolvido nas agressões, testemunhando-as e continuando a falar.

Contactado pela CNN Portugal, o antigo juiz justificou o sucedido dizendo que "os membros do partido foram provocados pelo homem".

O BE diz não ter tido "conhecimento prévio" desta ação e acrescenta que "foi testemunhada a agressão de uma pessoa, cuja identidade o Bloco desconhece".

"O Bloco comunicou imediatamente os factos à PSP e apresentará queixa formal pela natureza desta ação", adiantou fonte oficial do partido.

A agência Lusa já contactou o Ministério Público mas até ao momento não obteve resposta.