I Liga
26 fevereiro 2024 às 23h06
Leitura: 4 min

Sp. Braga recupera da ressaca europeia no Bessa e aproxima-se do FC Porto

O Sp. Braga bateu Boavista por 4-0, somou o segundo triunfo consecutivo no campeonato e fortaleceu o quarto posto na conclusão da 23.ª jornada, com 46 pontos, ficando a apenas três do FC Porto, terceiro colocado, e com cinco de vantagem sobre o Vitória de Guimarães, quinto.

O Sporting de Braga aproximou-se esta segunda-feira do pódio da I Liga de futebol, ao reerguer-se da recente eliminação da Liga Europa com uma goleada na visita ao Boavista (4-0), na 23.ª jornada, agravando o momento conturbado dos 'axadrezados'.

No Estádio do Bessa, no Porto, Simon Banza (42 e 62 minutos), Abel Ruiz (44) e Rodrigo Zalazar (72) marcaram no 100.º duelo de Artur Jorge no comando técnico dos minhotos, que evitaram falhas defensivas habituais e não sofreram golos pela quarta vez na prova.

O Sporting de Braga somou o segundo triunfo consecutivo no campeonato e fortaleceu o quarto posto na conclusão da 23.ª jornada, com 46 pontos, ficando a apenas três do FC Porto, terceiro colocado, e com cinco de vantagem sobre o Vitória de Guimarães, quinto.

Em quebra progressiva está o Boavista, que voltou a perder e confirmou a 'queda' para o 12.º lugar, com 24 pontos, dois face ao Portimonense, 16.º, que ocupa a vaga de acesso ao play-off de manutenção, e com quatro de avanço para a zona de despromoção direta.

Quatro dias depois do insuficiente êxito na visita ao bicampeão azeri Qarabag (3-2, após prolongamento), para a segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, os 'arsenalistas' devolveram ao 'onze' inicial Serdar, Joe Mendes, Vítor Carvalho e o capitão Ricardo Horta, que tinha falhado os últimos quatro encontros devido a lesão.

Uma finalização de Roger Fernandes para defesa apertada de João Gonçalves, logo aos nove minutos, ilustrou a mobilidade atacante vincada desde cedo pelo conjunto de Artur Jorge, tendência que rapidamente seria diluída pela organização defensiva 'axadrezada'.

Com Bruno Onyemaechi de regresso face à derrota no terreno do Desportivo de Chaves (2-1), da ronda anterior da I Liga, a equipa de Ricardo Paiva estabilizou e teve um tento invalidado por posição ilegal de Bozeník, após centro de Salvador Agra, aos 34 minutos.

O Sporting de Braga reagiu de forma letal aos 42 minutos, quando Banza capitalizou um desarme de Roger Fernandes sobre Miguel Reisinho e arrancou para a área do Boavista, onde tirou Rodrigo Abascal do caminho e atirou por entre as pernas de João Gonçalves.

Dois minutos depois, Abel Ruiz recebeu um passe 'picado' de Ricardo Horta e colocou o esférico longe do alcance do guarda-redes contrário, dobrando a vantagem 'arsenalista', que Bozeník ainda tentou diluir com um remate frouxo à figura de Matheus, já aos 45+2.

Os visitantes moderaram a intensidade na segunda etapa, mas sem abrirem brechas aos 'axadrezados', que se renderam em definitivo aos 62 minutos, com Banza a finalizar, na sequência de uma jogada na esquerda entre os recém-entrados Bruma e Cristián Borja.

O ponta de lança congolês igualava o sueco Viktor Gyökeres na liderança dos melhores marcadores da prova, ambos com 17 golos, e teve uma ocasião flagrante para superar o dianteiro do Sporting aos 67 minutos, ao falhar isolado o desvio à solicitação de Zalazar.

Matheus 'trancou' a baliza do Sporting de Braga, ao 'sacudir' um cabeceamento de Joel Silva, aos 72 minutos, instantes antes de Zalazar consumar o 4-0, após passe de Simon Banza, cuja tentativa de chegar ao 'hat-trick' esbarrou no pé de João Gonçalves, aos 85.