15 janeiro 2016 às 13h17

Vítima de ataque com ácido dá rosto a campanha

Laxmi Saa é protagonista da campanha "Face of Courage", de uma nova marca de roupa

Ana Filipe Silveira

A campanha da nova marca Viva N Diva, intitulada "Face of Courage", apostou em Laxmi Saa, uma jovem indiana que tem o rosto desfigurado, sequência de um ataque com ácido. "Esta oportunidade de representar uma marca de roupa é uma forma de me tornar num exemplo para as outras mulheres como eu, para que tenham mais confiança e se valorizem, apesar do seu aspeto físico. E é também uma maneira de enviar uma mensagem clara a todos os criminosos, para que saibam que as mulheres não perdem a coragem, mesmo depois de terem sido atacadas e a sua beleza física ter sido destruída", contou Saa à BBC.

De acordo com a organização "Acid Acid Survivors Trust International", há cerca de mil ataques com ácido por ano apenas na Índia. Laxmi Saa sofreu-o quando tinha 15 anos às mãos de um homem de então 32, com que se recusou a casar. Desde então, luta contra este crime, estando à frente da ONG Stop "Acid Attacks". "O problema não é apenas ser-se uma vítima, mas também a vitimização que sofremos por parte da sociedade. Tratam-nos como se não servíssemos para nada", prossegue a jovem, que já conseguiu que o Supremo Tribunal indiano indemnizasse algumas vítimas em cinco mil dólares.

[youtube:uJucK5qmV-w]

Sobre a sua escolha para a campanha, a Viva N Diva explica que Laxmi Saa pode ajudar a fazer com que as pessoas alterem o seu conceito de moda e beleza, já que esta não se encontra, apenas, nos atributos físicos.

Tópicos: moda, pessoas