Os partidários da permanência do Reino Unido na União Europeia (UE) e os da sua saída (ou "Brexit") estão praticamente empatados, revela uma sondagem divulgada hoje, no início da campanha oficial do referendo.
De acordo com a sondagem divulgada pelo programa "Good Morning Britain" do canal ITV, 40% vai votar pela permanência na UE no plebiscito de 23 de junho, enquanto 39% pela saída do bloco comunitário, havendo 21% de indecisos.
O resultado desta sondagem é idêntico ao de outra da YouGov, publicado passado dia 06, que colocava quem defende o "sim" à UE ligeiramente à frente, com 39% das intenções, frente a 38% dos partidários do "não".
[artigo:5108059]
A campanha para o referendo sobre a permanência ou saída da União Europeia arranca hoje no Reino Unido, depois de a Comissão Eleitoral ter elegido, esta semana, as duas organizações que vão defender oficialmente cada uma das mencionadas opções.
Prevê-se que tanto os "Britain Stronger in Europe" ("Reino Unido mais forte na Europa") como os rivais "Vote Leave" ("Vote pela saída") façam declarações ou participem em iniciativas para assinalar o início da contagem decrescente para a consulta popular.
Espera-se que a campanha ganhe particular força a partir de 5 de maio, depois da realização das eleições municipais.